16 Abril, 2018 11:23

Coordenadoria promove oficina para aperfeiçoar Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência

O evento teve objetivo de troca de experiência da rede de atendimento do Piauí e do Maranhão.

Ascom Coordenadoria da Mulher
Participantes da oficina sobre a importância da Rede de Serviço para a Política da Mulher (Ascom Coordenadoria da Mulher)

Com objetivo de melhorar o atendimento às mulheres em situação de violência, a Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM) promoveu, na sexta-feira (13), oficina sobre a importância da Rede de Serviço para a Política da Mulher.  A atividade foi no Memorial Esperança Garcia e foi conduzida pela assistente social de São Luís (MA), Sílvia Leite. Estiveram presentes representantes das Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública.

A Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência é um serviço público brasileiro que consiste em uma rede que reúne ações e serviços das áreas da assistência social, justiça, segurança pública e saúde, complementando a rede de enfrentamento, eixo de assistência previsto na Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

De acordo com a coordenadora-geral de Políticas para as Mulheres, Haldaci Regina, a oficina teve objetivo de troca de experiência da rede de atendimento do Piauí e do Maranhão.

“A oficina serviu para termos um diagnóstico e superar um grande problema da gente que é a 'subnotificação'. São mulheres que vão até os hospitais e por algum motivo não conseguem declarar que foram vítimas de violência. Nessa oficina, a Sílvia compartilhou a experiência de São Luís do Maranhão, onde há um setor no hospital público que têm profissionais treinados para identificar e atender, de forma humanizada, mulheres que sofreram algum tipo de violência. Esses profissionais também acompanham todo o caso. É um olhar diferenciado que posteriormente podemos começar um trabalho dentro do Hospital de Urgência de Teresina (HUT)”, afirmou Haldaci.

Para a assistente social Silvia Leite, é imprescindível debater com os órgãos diretamente ligados à rede atendimento, para que a vítima possa se sentir apoiada na rede de serviço.

“A importância de reunir e debater o atendimento com acolhimento às mulheres em situação de violência é fundamental para que essa vítima possa se sentir apoiada na rede de serviço. Nós temos elementos legais que facilitam para que possamos nos organizar nas nossas instituições para desenvolver essas ações e que também propicia para que possamos trabalhar em rede (com a saúde, segurança, defensoria, com a sociedade civil organizada...). E compartilhar experiência do setor Espaço Mulher do Hospital Clementino Moura com a Rede de Atendimento do Piauí, é muito importante. As experiências e o conhecimento precisam ser compartilhados e uma atividade que tem dado resultado precisa ser compartilhada”, finaliza Silvia.

Autoria: Letícia Gonzaga
Tags: