01 Julho, 2017 8:33

Gestoras municipais debatem políticas para as mulheres durante evento em Teresina

Encontro ocorreu nos dias 29 e 30 de junho e contou com a presença da secretária municipal de políticas para as mulheres de Caxias (MA)

Renayra de Sá
Encontro de Gestoras de OPM do Piauí (Renayra de Sá)

Nos dias 29 e 30 de junho foi realizado o I Encontro Estadual de Gestoras Municipais dos Organismos de Políticas para as Mulheres do Piauí (OPM), no Diferencial Buffet, em Teresina. O evento foi promovido pela Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM-PI).

Segundo a coordenadora, Haldaci Regina, as participantes trocaram experiências e apresentaram sugestões para a melhoria das políticas voltadas para as mulheres piauienses.

“Acertamos que vamos criar o Fórum Estadual de Organismos de Políticas para as Mulheres do Piauí, e a partir daí, poderemos fortalecer ainda mais a atuação desses órgãos nos municípios piauienses. Tivemos uma participação muito proveitosa por parte das nossas convidadas. Tudo o que foi sugerido e discutido veio a somar. Toda contribuição foi importante para nós durante o encontro”, disse a coordenadora estadual de políticas para as mulheres, Haldaci Regina.

A secretária municipal de políticas para as mulheres do município de Caxias, no Maranhão, Taniery Cantalice, apresentou às convidadas as ações do mencionado órgão. “Todas essas mulheres reunidas, trocando experiências, nos fez aprender muitas coisas. É de extrema necessidade que todas as mulheres tenham conhecimento de que existem órgãos que trabalham na garantia de seus direitos”, pontuou a secretária Taniery Cantalice.

Representando o município de Oeiras, a coordenadora municipal de políticas para as mulheres, Rejane Barbosa, ressaltou que o evento serviu como uma capacitação e que desenvolverá alguns dos exemplos de ações voltadas para as mulheres apresentados durante o encontro.

“Parabenizo a CEPM-PI pela organização desse encontro. Com certeza o que aprendemos dará mais sustentação a realização de nosso trabalho. Queremos que as mulheres entendam a importância de se organizarem e se reconhecerem como um ser político, pois, nós temos que lutar pelos nossos espaços em todos os setores da sociedade”, disse.

OPM

Os Organismos de Políticas para as Mulheres são órgãos executores da gestão de políticas públicas voltadas para garantir direitos, promover a igualdade e incorporar as mulheres como sujeitos políticos. O OPM deve considerar as demandas sociais e políticas das mulheres nas mais variadas áreas, tais como Educação, Trabalho, Saúde, Enfrentamento à Violência, Participação Política, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico, sempre respeitando a diversidade das mulheres.

Autoria: Renayra de Sá
Tags: