06 Março, 2017 12:09

Governo lança agenda para comemorar o mês da mulher

Para celebrar e fortalecer as lutas das mulheres de todo Piauí, a Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI) promoverá uma programação especial do Março Mulher 2017, que conta com uma agenda de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

A agenda foi programada durante os meses de janeiro e fevereiro e conta com a parceria do Secretário de Estado do Governo, Merlong Solano, Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), além de outros órgãos da administração pública estadual.

De acordo com a Coordenadora Geral da CEPM-PI, Haldaci Regina, o mês de março é importante para dar visibilidade a todas as ações realizadas pelas mulheres no decorrer da história. “Sabemos que, mesmo tendo muito avanço, as mulheres ainda hoje são discriminadas e a desigualdade é muito grande. Essa é uma oportunidade para as mulheres mostrar que têm voz. Por isso, precisamos dar nitidez às ações de empoderamento”, afirma.

As atividades iniciam nesta segunda-feira (06) com palestras e cursos. No dia 8, data que comemora o Dia Internacional da Mulher, ocorrerá o lançamento do Selo “Atitude Mulher” e do programa “Mulheres Mil” no Palácio de Karnak, às 11h.

Além disso, nos dias 29, 30 e 31 de março, as Unidades Móveis de Enfretamento a Violência Contra a Mulher do Campo e da Floresta retornam suas atividades. As cidades acolhidas serão: São Miguel da Baixa Grande, Valença e Elesbão Veloso.

Selo “Atitude Mulher”

O Selo “Atitude Mulher” visa o reconhecimento de empresas que busquem métodos inovadores na gestão de pessoas e cultura organizacional, para, assim, alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

A empresa que executar as ações de maneira satisfatória recebe o reconhecimento através do Selo, que contribui para o alcance de bons resultados econômicos, financeiros e sociais.

O Selo “Atitude Mulher” é certificado pela CEPM-PI, que, este ano, tem como lema: “2017: O ano da autonomia da Mulher”.

Programa “Mulheres Mil

No Piauí, o programa oferta cursos técnicos e profissionalizantes para mulheres em vulnerabilidade social do sistema prisional. Além disso, as atividades são focadas em três eixos: acessibilidade, permanência e êxito.

No primeiro momento, os cursos serão ofertados para as cidades de Teresina, Picos e Parnaíba.

O Mulheres Mil é uma parceria entre Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí, Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Unidades Móveis

Desenvolvem atendimento humanizado e qualificado de assistência jurídica, social e psicológica por meio de ônibus adaptados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Campo e da Floresta. As Unidades Móveis contam com a colaboração de assistentes sociais, promotoras, delegadas e psicóloga. 

Em 2016, as atividades com os ônibus adaptados alcançaram 2.500 pessoas de 23 municípios piauienses distribuídos em nove territórios de desenvolvimento.

Autoria: Daniely Viana
Tags: