22 Agosto, 2019 12:26

Cultura popular e shows musicais marcam primeira noite do 43º Encontro de Folguedos

Evento segue até dia 25 de agosto com vários shows e apresentações culturais.

Bumba meu boi, grupo cigano, capoeira e repentistas abriram a programação do palco das tradições nessa quarta-feira (21), na primeira noite do 43º Encontro Nacional de Folguedos. No palco principal, Paula Fernandes, Moleka Sem Vergonha e Calcinha Preta se apresentaram para a multidão presente na Vila Olímpica do Albertão. A abertura da noite ficou por conta dos artistas piauienses Soraya Castello Branco, Flávio Moura e João Cláudio Moreno com o show “Melhor de Três”.

“O Encontro de Folguedos é um dos momentos que mostram o potencial da economia criativa da cultura no Piauí. Não é somente o que se investe no pagamento dos artistas, mas, sim, tudo o que circula no entorno do Albertão. O fazer cultural em comunhão com grupos nacionais faz com que mostremos todo o potencial e a riqueza que temos em todos os cantos do estado”, conta o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

A programação diversificada teve início com os repentistas Cosmo Mariano e Antônio Veloso, seguido pelo grupo de capoeira Ginga Piauí, e em seguida a cultura cigana ganhou destaque com o grupo Bailada de Salamandra. Com referência às raízes do povo cigano, o grupo apresentou danças com influências indianas, europeias e africanas.

“O nosso trabalho é quebrar preconceitos, por isso criamos o grupo para romper as barreiras em relação ao pensamento sobre a cultura cigana. Participar dos Folguedos é uma conquista tanto para os integrantes do grupo como para as pessoas que muitas vezes não conhecem essa cultura. É uma oportunidade de mostrar que em Teresina nós também temos a presença do povo cigano”, conta Oswaldo Amarante, coordenador do grupo.

O Bumba meu boi Capricho da Ilha, Beija-Flor da Floresta e o grupo de capoeira Cordão de Ouro também passaram pelo palco das tradições, que este ano homenageia a ex-funcionária da Secretaria de Estado da Cultura, Ana Alaíde Amaral.

Com o tema “Entre fitas e encantos”, o 43º Encontro de Folguedos simboliza o poder das fitas e das cores, que estão presentes em diversas manifestações culturais como a Dança das Fitas e o Bumba Meu Boi, tão característico da cultura piauiense.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e segue até dia 25 de agosto com vários shows e apresentações culturais. 

Autoria: Marisa Oliveira
Tags: