09 Março, 2018 11:31

Governo inaugura nova estrutura da Escola de Teatro Gomes Campos

Cada ambiente da Escola de Teatro também faz homenagem a nomes de artistas piauienses.

Paulo Barros
Entrega da reforma da Escola de Teatro Gomes Campos (Paulo Barros)

A Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos foi reaberta nesta quinta-feira (8) e está preparada para formar novos atores com toda estrutura necessária. O governador Wellington Dias participou da solenidade de inauguração dos novos espaços, acompanhado do secretario de Estado da Cultura, Fábio Novo, de diversas autoridades e de um grande número de artistas e amantes das artes. 

Wellington visitou toda a estrutura que conta novos laboratórios de dança e teatro, laboratório de informática para a edição de vídeos, biblioteca, onde todas as salas de aula foram climatizadas e na qual foram feitas a adequação de piso, melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas e forro do teto.

Cada ambiente da Escola de Teatro também faz homenagem a nomes de artistas piauienses. O dançarino e professor Roberto Freitas, que dá nome a uma das salas, disse que é louvável a iniciativa de homenagear em vida os artistas. “Estou muito lisonjeado. Estamos muito acostumados com as homenagens póstumas e, como dizia a saudosa Dercy Gonçalves, “se é pra homenagear, que seja em vida”. Toda a cultura piauiense ganha com esta escola, vamos formar os alunos com muita dignidade”, comenta o dançarino .

O governador comemorou a união entre a educação e a cultura e disse que a qualidade da estrutura, somada à qualidade dos professores, proporcionará a formação de excelência, tornando a Escola Gomes Campos em uma academia de cultura. “Isso aqui é uma marco para a cultura, não só do Piauí, mas de todo o Brasil. Em um momento em que, por todo o Brasil foram feitos cortes de recursos para a cultura, no Piauí, nós ampliamos e seguimos investindo. Porque um lugar desenvolvido também tem que ser desenvolvido culturalmente” , enfatizou Wellington.

O secretário da cultura enfatizou que a escola foi criada no primeiro governo de Wellington Dias e que todo conteúdo das aulas é aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, onde os alunos fazem um curso técnico de um ano e meio com validade em todo o território nacional, inclusive já há muitos alunos atuando no estado e também fora dele, no mercado de trabalho. “Com a reforma, os alunos podem aprender mais e melhor, aumenta a autoestima dos funcionários, dos professores e dos alunos. Estamos muito felizes com toda a estrutura montada para acolher nossos artistas em formação”, comenta Fábio Novo.

De acordo com o gestor, mais sete espaços culturais devem ser inaugurados até o mês de abril, pelo estado.

Autoria: Tamyres Rebeca

Tags: