17 Maio, 2017 11:53

Jovem de Futuro é tema da Reunião de Gestão Integrada

Até o final de julho está previsto para acontecer o Seminário Estadual sobre dados educacionais voltado para proficiência e o Diálogo sobre Gestão par

A ferramenta de gestão Jovem de Futura foi um dos temas debatidos, nessa terça-feira (16), no auditório do Tribunal de Contas (TCE) durante a Reunião de Gestão Integrada. O encontro prossegue até quarta-feira (17), com a participação de educadores, dentre eles, superintendentes, diretores, coordenadores  e gerentes regionais de educação. yy

Na oportunidade, o agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, falou da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR) do Jovem de Futuro. A SMAR consiste em reuniões envolvendo diferentes instâncias de gestão para monitorar e avaliar os Indicadores de Execução do Plano de Ação; os indicadores estruturantes: a frequência dos estudantes, as aulas dadas e os resultados das avaliações educacionais.

"A Sistemática de Monitoramento facilita a identificação das escolas que estão executando seu Plano de Ação e conseguindo resultados de aprendizagem e daquelas que estão em dificuldades para alcançá-los, além de permitir a articulação e o trabalho coordenado entre a instância e a realização da SMAR" declara Eduardo, afirmando que dessa forma poderão ser desenvolvidas atividades e intervenções que subsidiem a tomada de decisões nas escolas que precisam corrigir rotas ou replanejar suas ações.

Os níveis de SMAR estão estruturadas em reuniões divididas por níveis (N), em cada um deles são envolvidas diferentes instâncias responsáveis pela implementação da Ferramenta Jovem de Futuro (JF): a Secretaria, a Regional e a escola.

Os níveis estão especificados da seguinte forma: O N1 tem o objetivo de analisar os resultados e avaliar a situação em relação à meta; o N2 analisa os resultados das escolas da sua regional e avalia a situação em relação à meta; o N3 tem o objetivo de analisar os resultados trimestrais da regional e a situação em relação à meta da Gerência Regional e por fim, a N4 analisa os resultados atingidos pelo conjunto de escolas da rede e avalia se o ritmo permite concluir que a meta da Secretaria seja alcançada.

Ainda durante o evento, Castelo Branco falou que até o fim de julho está previsto para ocorrer o Seminário Estadual sobre dados educacionais voltado para proficiência e o Diálogo sobre Gestão para Juventude, que tem o objetivo de promover a inserção dos estudantes no debate sobre o tema e estimular maior envolvimento em atividades ligadas à gestão escolar.

Eduardo finalizou o evento falando que o encontro é um momento essencial para sensibilizar os profissionais envolvidos. "É um momento de conquista, de motivação. A ferramenta de gestão Jovem de Futuro exige muito comprometimento e dedicação de todos. E como filosofia, eu acredito que só podemos alcançar nossos resultados por meio dos atores envolvidos que acreditam e torcem para dar certo em uma gestão educacional por resultado", finaliza, Castelo Branco.

Autoria: Michele Furtado
Tags: