26 Julho, 2017 9:47

Espetáculo internacional emociona público da Ópera na Cidade

As próximas apresentações da Ópera da Serra da Capivara serão no anfitetaro da Pedra Furada.

Joaquim Neto
"Um Bico para Velhos Palhaços" encerrou a programação da Ópera na Cidade (Joaquim Neto)

A peça internacional "Um Bico para Velhos Palhaços", apresentada pelo Grupo Harém de Teatro, de Teresina, marcou o último dia da Ópera da Cidade, encerrando as apresentações no município de São Raimundo Nonato. O espetáculo que aborda o tema da competição acirrada entre as pessoas e também as poucas oportunidades de trabalho para idosos na sociedade contemporânea, arrancou sorrisos de crianças, jovens, adultos e idosos presentes na Praça do Abrigo, local onde ocorreu o evento.

A narrativa fala sobre três velhos palhaços que, respondendo a um anúncio de jornal, reencontram-se para a realização de uma entrevista.Eles esperam conseguir uma oportunidade de emprego temporário. Enquanto aguardam, relembram o velho passado, recheado de momentos de humor e sarcasmo.

De acordo com o diretor do espetáculo, Arimatan Martins, realizar a peça em São Raimundo Nonato é uma oportunidade de expandir a cultura a lugares distantes. “Essa peça é do europeu Matéi Visniec e fala sobre a crise econômica e política em que o desemprego é muito grande, e até os palhaços ficam desempregados e dependendo de bicos para sobreviverem. É uma peça internacional, mostrada na Europa inteira, Estados Unidos e Brasil. Apresentar essa peça nesse evento, aqui em São Raimundo Nonato, é mais uma oportunidade de criar essa rede internacional da produção cultural que está sendo realizada agora, com gente da França, de São Paulo, Rio de Janeiro,  do país inteiro e do mundo todo. Isso é bom, porque o grupo Harém vem fazendo parte disso,  é uma forma de levar aos lugares mais distante uma produção cultural de qualidade junto a outras grandes produções”, disse o diretor.

Apresentações do Ópera na Cidade (Joaquim Neto)

Durante o evento, a população assistiu ainda ao espetáculo "A História de Lenços e Ventos", que expôs toda a magia e complexidade do universo infantil, recriando momentos de surpresa, medo, coragem, amor e solidariedade. Histórias de Lenços e Ventos foi escrita pelo artista plástico, educador, diretor, autor e ator de teatro Ilo Krugli. O espetáculo marca a trajetória do teatro para crianças no Brasil. Utilizando bonecos, lenços, latas, instrumentos musicais e objetos, a peça conta a história de Azulzinha (um lenço) e seu amigo Papel (um pedaço de jornal) que enfrentam o poder do rei Metal Mau. Sem impostação e ambientada nos quintais da infância, a peça fala de liberdade, afetividade e uma vida melhor, baseando-se em textos de autores como Federico García Lorca e Victor Hugo.

Para o diretor de Teatro Edinho Drumond, a apresentação em São Raimundo Nonato superou todas as expectativas. “É a nossa primeira vez no município, nossa primeira estréia em tudo aqui, e a apresentação superou as nossas expectativas. A gente ainda não tinha apresentado num lugar aberto com essa quantidade de pessoas. O nosso trabalho geralmente era em ambientes fechados. Então, a experiência foi mais que positiva para essa galera, em céu aberto, que a proposta no início era realmente essa e a gente viu que dá certo. Realmente, a reação das crianças mostrou que nós estamos no caminho certo, realmente foi uma experiência única, e maravilhosa”, disse Edinho.

As próximas apresentações da Ópera da Serra da Capivara serão nos dias 27, 28 e 29 de julho, no anfiteatro da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara.

Apresentações do Ópera na Cidade (Joaquim Neto)

Autoria: Marília Lélis
Tags: