10 Junho, 2019 10:16

Siec aprova 109 projetos em todo o Piauí e tem recorde de inscrições

Foram contemplados 78 projetos na capital e 24 no interior do estado.

Arquivo
(Arquivo)

O Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) aprovou 109 projetos que contemplam todo o Piauí. O resultado foi divulgado no Diário Oficial do Estado da sexta-feira (7). Os projetos passaram por análise e foram habilitados pelo Conselho Deliberativo da lei.

Ao todo, a Secult recebeu 335 projetos, o maior número de inscrições dos últimos anos. Foram contemplados 78 projetos em Teresina, 24 em cidades do interior do estado, e mais 7 projetos que estão dentro do percentual destinado ao Governo Estado.

“Tivemos um trabalho enorme para chegar a essa conclusão, porque foram muito projetos inscritos esse ano, quatro vezes mais o valor disponibilizado para atender. O conselho trabalhou muito, nós fizemos o possível para abranger todas as áreas da melhor maneira possível, desde a classe artística, aos produtores culturais de todas as áreas como música, artes cênicas, artes plásticas, entre outras”, conta a secretária executiva do Siec, Rosinha Amorim.

Os contemplados pela lei deste ano devem procurar a Secult para receberem um certificado emitido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no qual as empresas que patrocinam os projetos recebem isenção fiscal.

A secretária de Estado da Cultura, Bid Lima, ressalta que, apesar das dificuldades financeiras, o Piauí conseguiu manter a lei de incentivo. “Este ano vários estados do Brasil não conseguiram manter as leis de incentivo por conta da crise no nosso país, mas, felizmente, com muito esforço nós conseguimos manter nossa lei, que contempla inúmeros projetos que dão vida à nossa cultura”, afirma a gestora.

O Sistema de Incentivo Estadual à Cultura foi criado por meio da lei nº 4.997, de 30 de dezembro de 1997, com o objetivo de estimular e desenvolver a criação e produção de expressões culturais e os processos de preservação e proteção do patrimônio do estado. O Siec contempla as seguintes áreas: música, artes cênicas, fotografia, cinema e vídeo, artes plásticas e artes gráficas, folclore e artesanato, pesquisa e documentação, literatura, patrimônio histórico, artístico e ambiental.

Confira aqui a lista com os projetos aprovados.

Autoria: Marisa OIiveira
Tags: