09 Outubro, 2019 16:33

Assistidos pela Defensoria recebem orientações sobre câncer de mama e testagem rápida para sífilis

Lázaro Lemos
Gestores no momento da ação na Diretoria de Primeiro Atendimento da Defensoria (Lázaro Lemos)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí recebeu nesta quarta-feira (9), na Diretoria de Primeiro Atendimento, uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que prestou esclarecimentos sobre a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e também realizou testagem rápida para identificação de sífilis. A ação faz parte de um calendário da Sesapi e conta com a integração dos alunos residentes em Saúde da Família da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O objetivo é sensibilizar e ampliar o acesso da população aos serviços, além repassar orientações sobre cuidados básicos com a saúde.

O momento contou com a presença do defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis; da subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, da diretora de Primeiro Atendimento, Patrícia Ferreira Monte Feitosa e da defensora pública Gisela Mendes Lopes, titular da 10ª Defensoria Pública Criminal. Também estiveram presentes a gerente de Atenção à Saúde da Sesapi, Luciana Sena e a professora doutora Andrea Conceição Gomes Lima, da Uespi.

A ação foi desenvolvida por meio dos 15 alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Uespi , que tem como coordenadora a professora doutora Andrea Conceição Lima, que discorreu sobre o trabalho. “Temos sempre muitos parceiros, entre os quais a Sesapi e a Defensoria Pública nesse momento. Temos o conhecimento sobre como fazer a testagem para sífilis e esclarecer sobre o Outubro Rosa e a Defensoria tem o público que está aqui, que precisa de auxílio, que muitas vezes vai para as filas e não consegue o atendimento, então unimos o útil ao agradável nos juntando à Defensoria em uma ação direta para a população carente, que precisa desse diagnóstico rápido”, disse.

A gerente de Atenção à Saúde da Sesapi, Luciana Sena, explicou que, em 2018, ocorreu o acréscimo de 50% dos casos de sífilis no Estado, em relação a 2017. Segundo ela, foram registrados no último ano 871 casos de sífilis adquirida, 696 da congênita e 889 casos de sífilis em gestantes. Sena acredita que esse aumento se deve a facilidade de acesso para a população à testagem rápida, oportunizada pela Equipe de Saúde da Família da Sesapi e à conscientização da própria população, que busca o serviço, possibilitando o diagnóstico precoce. Em relação ao câncer de mama, Luciana Sena explica que os dados também são preocupantes. “Em 2018 ocorreram 504 casos de câncer de mama que estavam no estagiamento III e IV. Ao se fazer uma análise, percebe-se que estão sendo diagnosticados em fase tardia, então é importante alertar a população, principalmente as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que é a de risco, porque segundo a medicina baseada em evidências é a fase mais acometida pelo câncer de mama, para que realizem o autoexame, lembrando que a doença também atinge a população masculina. É importante buscar esse diagnóstico precoce”, afirmou.

Carla Yáscar Belchior falou sobre a ação. “Para a Defensoria Pública, é muito importante essa parceria com a Sesapi. É totalmente do interesse da Defensoria contribuir para esclarecer a população, especialmente a hipossuficiente, que muitas vezes tem mais dificuldade de acesso, tanto à informação sobre a doença, quanto aos tratamentos, para que seja melhor informada e busque os meios de combater e prevenir, conseguindo o diagnóstico precoce e mais eficácia no tratamento”, afirmou.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques, também destacou a relevância do momento. “A Defensoria Pública está sempre de portas abertas para receber ações voltadas para o atendimento eficaz da população. A Secretária de Estado da Saúde já tem sido parceira em vários projetos e ações e hoje veio somar ainda mais, por meio da Gerência de Atenção à Saúde, com o oferecimento desses serviços aos nossos assistidos. Agradecemos também à Coordenação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Federal do Piauí, que está realizando os esclarecimentos e a testagem rápida para sífilis. Realmente é uma soma de esforços que está proporcionando um benefício significativo a essa parcela da população que atendemos, ressaltou o defensor-geral”, finalizou.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: