15 Agosto, 2019 11:28

Campanha “Cortesia gera Cortesia” chega à Categoria Especial da Defensoria Pública

Objetivo é incentivar o bom atendimento e a prática da cortesia no âmbito da instituição.

Ângela Ferry
Defensor-geral, coregedora-geral e assessor da corregedoria durante apresentação da campanha (Ângela Ferry)

A Categoria Especial da Defensoria Pública recebeu a apresentação da campanha “Cortesia gera Cortesia”, desenvolvida por meio da Corregedoria-Geral da DPE, tendo por objetivo incentivar o bom atendimento e a prática da cortesia no âmbito da Defensoria Pública.

A abertura foi realizada pela corregedora-geral, Ana Patrícia Paes Landim Salha, que destacou a importância da proposta. “Essa é uma campanha pensada para construir um ambiente favorável ao crescimento e fortalecimento da Defensoria Pública, a partir do bom relacionamento com os seus assistidos e também entre os colegas de trabalho”, disse, passando a palavra ao assessor da Corregedoria, Edson Rodrigues Vieira, que apresentou a campanha aos presentes.

Edson Vieira discorreu sobre o surgimento da campanha, enfatizando ser a mesma consequência da Lei de Direitos do Usuário do Serviço Público. “A cortesia é, por assim dizer, ‘um plus’ à urbanidade já prevista na legislação. O Estatuto do Servidor diz que devemos tratar com urbanidade as pessoas, a cortesia vem então agregar. Considerando o público-alvo da Defensoria, que vem com uma carência não apenas financeira, mas muitas vezes também afetiva, vemos a importância de receber bem, proceder com urbanidade e boa fé. Nesse contexto é preciso mudar a linguagem, transformá-la em mais amena, sabendo diferenciar a linguagem proibitiva da cortês. E que essa prática não se restrinja somente ao usuário, mas também para com os colegas, com os quais convivemos diariamente”, destacou o assessor.

Ao final da apresentação, Ana Patrícia Salha convidou os presentes a aderirem à campanha. “Esperamos que todos se envolvam, participem efetivamente e postem nas suas redes sociais atitudes de cortesia. As pessoas irão querer entender o que é a campanha e, quem sabe, também possam começar a mudar sua forma de tratamento para com os demais”, ressaltou a corregedora-geral.

O defensor público José Weligton de Andrade, titular da 3ª Defensoria Pública de Categoria Especial, falou sobre a iniciativa da Corregedoria. “Quero aqui deixar meus cumprimentos pela iniciativa, por trazerem essa mensagem visando uma reflexão sobre nosso próprio comportamento. Vemos que tudo depende da maneira como você recebe a pessoa, que muitas vezes chega até a Defensoria em um estado de muita exaltação. Então, é cumprimentar a Corregedoria pela iniciativa e ao expositor, que foi muito didático”, disse Andrade.

Para Norma Brandão de Lavenère Machado Dantas, titular da 2ª Defensoria Pública de Categoria Especial, a campanha destaca o novo papel da Corregedoria. “É uma campanha muito interessante, muito boa. Parabenizo a todos da Corregedoria, porque depois que a gente tem uma experiência de gestão, com a instituição como um todo, acaba desejando que a corregedoria abandone o seu perfil antigo, de órgão unicamente repressivo, para ser uma Corregedoria propositiva. Que pensa antes, que é capaz de planejar e de investir no servidores e nas instituições. É nisso que eu acredito”, enfatizou a defensora.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques, destacou os ganhos que a campanha vem trazendo para a Defensoria. “Temos a grata felicidade de ver o desenvolvimento da campanha “Cortesia gera Cortesia” em nossa gestão, o que já vem contribuído para outra atitude quanto ao atendimento que prestamos na Defensoria. As boas relações de trabalho, o bom acolhimento aos vulneráveis que nos procuram, devem continuar sendo um dos diferenciais na nossa instituição. Dra. Ana Patrícia está de parabéns por nos presentear com essa brilhante iniciativa, cedida gentilmente pela Defensoria Pública do Tocantins. Vamos participar da campanha, replicar em nossas redes sociais e tornar a Defensoria cada vez mais acolhedora”, afirmou o gestor.

Lançada em 19 de julho deste ano, a campanha “Cortesia gera Cortesia” conta com palestras e divulgação de peças no site e redes sociais da Defensoria, buscando estimular as boas práticas e a cortesia no atendimento aos assistidos pela instituição, assim como nas relações de trabalho.

Autoria: Ângela Ferry
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