22 Novembro, 2017 10:32

Defensor piauiense apresenta Projeto “Círculos de Construção de Paz" em Santa Catarina

Apresentação foi no Concurso de Práticas Exitosas do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos.

Rosângela Gomes
Defensor público Rogério Newton durante a apresentação em Florianópolis (Rosângela Gomes)

O defensor público Rogério Newton de Carvalho Sousa apresentou, em Florianópólis (SC), dentro do Concurso de Práticas Exitosas do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos (Conadep), o Projeto “Círculos de Construção de Paz por Dois Defensores Públicos”, de autoria dele com a defensora pública Débora Cunha Vieira Cardoso. A apresentação foi realizada no auditório Cascaes, no Costão do Santinho Resort, Praia do Santinho, onde ocorreu o evento.

O Concurso de Práticas Exitosas visa ao compartilhamento interno das experiências dos defensores. O projeto dos defensores públicos do Piauí foi selecionado juntamente com mais 26 trabalhos, oriundos de vários estados e trata da aplicação da metodologia  dos Círculos de Construção de Paz,  que é a mesma empregada na Justiça Restaurativa para resolução conflitos judiciais, podendo orientar também os círculos de diálogo.

Durante a apresentação, Rogério Newton discorreu sobre como é o círculo visualmente, os objetivos alcançados, o conhecimento e conscientização dos participantes quanto à metodologia e aplicação, que leva ao incremento do diálogo, da escuta empática e à disseminação de valores éticos com partilha de percepções e perspectivas.

O defensor elencou sobre os sete pressupostos centrais existentes dentro de cada pessoa em relação ao seu eu verdadeiro, dentro de um mundo que está profundamente interconectado. Segundo ele, o círculo parte do pressuposto que  todos os seres humanos desejam bons relacionamentos, têm dons e necessitam de hábitos para criar práticas de viver.

Rogério Newton também destacou o pensamento de Kay Pranis, principal referência internacional da criação da metodologia do Círculo de Construção de Paz, segundo o qual “o círculo é um processo de diálogo que trabalha intencionalmente na criação de um espaço seguro para  discutir problemas difíceis ou dolorosos, a fim de melhorar relacionamentos e resolver diferenças. A intenção do círculo é encontrar soluções que sirvam para cada participante. O processo está baseado na suposição de que cada participante tem igual valor e dignidade, dando então voz igual a todos. Cada envolvido tem dons a oferecer na busca para encontrar uma boa solução para o problema”.

“Foi uma honra para mim e para minha colega Débora Cardoso apresentarmos nossa experiência com Círculos de Construção de Paz no XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos. Foi uma oportunidade de celebrarmos a metodologia, pela qual somos encantados e nela acreditamos como um meio de fomentar o diálogo e resolver os conflitos de forma inteligente e amorosa”, diz Rogério Newton.

O Congresso Nacional de Defensores Públicos foi organizado pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e pela Associação dos Defensores Públicos de Santa Catarina (Adepesc).

Autoria: Ângela Ferry
Tags: