12 Setembro, 2019 13:27

Defensor público geral participa da abertura da 2ª Jornada de Mediação

Evento acontece no auditório do tribunal de Justiça até a sexta-feira (13)

Ângela Ferry
Abertura da Jornada na manhã desta quinta-feira reuniu autoridades e demais interessados no tema (Ângela Ferry)

O defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis participou, nesta quinta-feira (12), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, da solenidade de abertura da 2ª Jornada de Mediação, que acontecerá até a sexta-feira (13), tendo como tema Avanços e Desafios. As defensoras públicas Alynne Patrício de Almeida Santos e  Rosa Mendes Viana Formiga também estiveram presentes.

Promovida pelo Instituto Imediar, a Jornada reúne profissionais renomados do Sistema Multiportas, mecanismo de aplicação de meios alternativos de resolução de conflitos, além de personalidades do cenário jurídico e contará com palestras e debates abordando o tratamento adequado para a solução de conflitos, assim como as suas implicações em várias nas áreas.

As defensoras públicas Alynne Patrício de Almeida Santos, titular da 8ª Defensoria Pública de Família e defensora auxiliar do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da Defensoria (Nuscc) e Débora Cunha Vieira Cardoso, titular da 11ª Defensoria Pública de Família serão palestrantes no evento, abordando, respectivamente, os temas “”Mediação Penal: uma vida de acesso à Justiça Criminal humanizada” e “Mediação Pais & Filhos: Prevenindo e resolvendo conflitos familiares”.

A abertura da Jornada foi feita pela presidente do Instituto Imediar, Lucirene Coêlho, que destacou a busca por uma cultura de paz. “temos o propósito de promover uma mudança cultural em busca da pacificação social. O cenário atual que vivemos necessita dessa grande mudança, da humanização dos processos, de não fazer do conflito um confronto e promover a mediação como um caminho promissor e sem voltas”, disse.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, também se manifestou. “Quero parabenizar ao Instituto Imediar, pela iniciativa de difundir a cultura da mediação. Somente através da mediação e conciliação poderemos avançar mais para desenvolver um trabalho de pacificação social”, afirmou.

Alynne Patrício destacou a importância da união para se chegar a resultados satisfatórios. “Não tem como falar em mediação e Sistema Multiportas isoladamente. Só unidos conseguiremos uma cultura de paz. Quero destacar o trabalho fantástico  desenvolvido pela Defensoria Pública nesse sentido, por meio do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), no qual temos conseguido mais de 70% de êxito nas demandas de mediações. Esse é o caminho da cultura da paz, resignificar o conflito. Aproveito para agradecer ao Defensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques, pelo incentivo em relação a prática da mediação na Defensoria Pública”, destacou a defensora, que falou também como vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí.

Ao se manifestar, Erisvaldo Marques destacou a importância de trabalhar na busca pela pacificação social. “Quero ratificar a parceria entre a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí nas inúmeras ações desenvolvidas e destacar a importância da mediação, missão primeira da Defensoria Pública na resolução dos conflitos. Dizer que estamos obtendo grande êxito com as mediações e que  pretendemos ampliar essa forma de atendimento. Eventos como a Jornada que hoje inicia nos fortalecem a permanecer buscando essa mudança e, com certeza, a cultura da paz irá prevalecer cada vez mais”, afirmou o defensor público geral. 

As demais autoridades presentes também se manifestara, reforçando a necessidade da mediação ser cada vez mais fortalecida na busca pela solução dos conflitos e desenvolvimento da pacificação social.

Tags: