05 Maio, 2019 10:19

Defensor público geral realizou visita institucional ao Presidente do Tribunal de Justiça

Os dois gestores trataram de assuntos relacionados ao trabalh e parceria

Lázaro Lemos
Reunião aconteceu no Tribunal de Justiça (Lázaro Lemos)

O defensor público geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, esteve reunido com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Esta foi a primeira visita institucional feita pelo novo gestor da Defensoria ao presidente do TJ.

Erisvaldo Marques foi acompanhado pela subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e pelos defensores públicos Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, diretor administrativo; Karla Araújo de Andrade Leite; diretora das Defensorias Regionais; Dárcio Rufino de Holanda, diretor criminal e Patrícia Ferreira Monte Feitosa, diretora de Primeiro Atendimento. Também presentes o desembargador Joaquim Santana e o juíz auxiliar da Presidência do TJ, João Gabriel Furtado.

Durante a visita os gestores trataram de demandas relacionadas ao trabalho realizado pela Defensoria e o Poder Judiciário, entre os quais a destinação dos emolumentos provenientes dos custos cartorários, assim como os espaços hoje destinados à Defensoria no Fórum Cível e Criminal, onde a Instituição ocupa duas salas para funcionamento do Plantão Defensorial e atendimento por parte dos defensores públicos do Júri. Os defensores alegaram a necessidade de manutenção das salas no Fórum, para que possa ser desempenhado a contento o trabalho da Instituição, inclusive, com o devido resguardo da pessoa assistida.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins considerou justos os pleitos da Defensoria Pública e destacou a parceria com o Tribunal de Justiça. “A Defensoria desempenha um papel muito importante para a Justiça do Estado do Piauí, é parceira do Poder Judiciário em várias ações, como a Itinerante. E o que é mais relevante, mais de 70% dos processos que tramitam no Piauí, no Poder Judiciário, são feitos através da Defensoria Pública, então é um papel relevante no atendimento às pessoas hipossuficientes. Devemos valorizar a Defensoria. Estou à disposição para tocarmos as matérias administrativas, já discutimos hoje alguns pontos no sentido de poder fortalecer cada vez mais a Defensoria”, disse o presidente do TJ/PI.

Erisvaldo Marques considerou a reunião produtiva. “Fomos muito bem recebidos pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Nossa visita teve o propósito de buscar cada vez mais o estreitamento das relações entre a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça. Tratamos de alguns pleitos iniciais, para os quais obtivemos boa recepção. Nosso interesse é que a Defensoria, dentro das suas possibilidades estruturais e de pessoal, possa continuar colaborando com o Tribunal, no sentido de garantir a celeridades nas questões processuais e projetos desenvolvidos em conjunto, buscando beneficiar um número cada vez maior de cidadãos”, afirmou o defensor público geral.

 

 

Autoria: Ângela Ferry
Tags: