11 Setembro, 2019 13:55

Defensor público geral recebe representantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos

Na oportunidade, foram tratados temas de interesse comum.

Tatiara de França
reunião aconteceu no gabinete do defensor público geral (Tatiara de França)

O defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, recebeu, na manhã desta quarta-feira (11), a presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marinalva Santana, oportunidade em que trataram de temas de interesse comum. Participaram da reunião, a subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; a representante da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Janaina Mapurunga; e a coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria, Viviane Pinheiro Pires Setúbal, que também integra o Conselho.

Marinalva Santana explicou o motivo do encontro. “Foi uma reunião de cortesia do Conselho Estadual de Direitos Humanos para com a Defensoria Pública, que inclusive integra o Colegiado. Aproveitamos para conversa sobre algumas ações, que achamos podem ser implementadas e que otimizam a ação da Defensoria em defesa dos Direitos Humanos no Estado”, disse.

A representante da Sasc no Conselho considerou o encontro proveitoso. “Foi uma reunião muito produtiva, a presidente Marinalva Santana apresentou algumas demandas que têm chegado ao Conselho Estadual de Direitos Humanos. Vários pontos foram tocados, inclusive sobre o curso de Defensoras Populares, que a Defensoria inicia agora na região sudeste, no Dirceu, e que já solicitamos que seja estendido a outras regiões da capital”, destacou Janaína Mapurunga.

Para a coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria, Viviane Setúbal, a reunião foi proveitosa. “Como representante da Defensoria Pública no Conselho vejo como é importante ter esse diálogo direto e franco com a Defensoria Pública, para que a Instituição possa tomar conhecimento das ações que o Conselho pensa que a Defensoria Pública pode implementar, para que os Direitos Humanos no Piauí sejam mais valorizados, respeitados e defendidos. Apresentamos alguns pleitos, inclusive alguns já estão em fase de execução pela Defensoria, como as ações civis públicas no Sistema Prisional, a questão das melhorias nos órgãos de execução dos Direitos Humanos. Dr. Erisvaldo Marques apresentou ações e projetos que pensa em realizar na área. Foi uma reunião extremamente proveitosa”, ressaltou a defensora pública.

A subdefensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, avaliou a reunião como “uma oportunidade valiosa de diálogo da Instituição com o Conselho Estadual de Direitos Humanos, em que pudemos ouvir os pleitos e sugestões trazidos pelas representantes do Conselho, alguns dos quais já estão contemplados pela nossa atuação, bem como apresentar as ações e projetos que a Defensoria Pública vem desenvolvendo pela promoção dos Direitos Humanos, a exemplo do Projeto Defensoras Populares, que futuramente poderá ser estendido a outras áreas da capital.” 

Erisvaldo Marques disse que o encontro foi uma oportunidade para estreitar ainda mais os laços com o Conselho. “Tratamos de pleitos importantes para a valorização dos Direitos Humanos. É um anseio tanto do Conselho como da Defensoria Pública que essa temática seja cada vez mais discutida e valorizada, bem como que sejam implementadas ações para a garantia desses direitos, o que a Defensoria já faz por meio de projetos e atividades, bem como no atendimento diário que prestamos aos nossos assistidos. Lutar por Direitos Humanos é essencial quando se busca uma sociedade mais justa”, afirmou o defensor público geral. 

Autoria: Ângela Ferry
Tags: