22 Setembro, 2019 10:32

Defensor Público participa de caminhada pela valorização da vida

Evento aconteceu no último sábado, na Avenida Raul Lopes, em Teresina

Lázaro Lemos
Defensor público integrou o evento voltado para a valorização da vida e prevenção ao suicídio (Lázaro Lemos)

O diretor administrativo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, participou no sábado (21), da caminhada alusiva ao Setembro Amarelo, realizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí. A caminhada aconteceu na Avenida Raul Lopes e foi concluída no Parque Meus Filhos, onde um dos representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), Elson Nogueira Milhomem, coordenou uma roda de conversa.

A programação alusiva ao Setembro Amarelo foi desenvolvida no âmbito do programa “Bem Viver no MPPI”, com articulação entre o Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). “O Ministério Público, enquanto instituição comprometida com a transformação da realidade, tem a missão de promover discussões sobre temas de interesse coletivo e de fomentar a execução de políticas públicas para atendimento das demandas sociais. A realização de campanhas sobre a valorização da vida ganha especial relevância à medida que o suicídio e o sofrimento psíquico se apresentam como problemas de saúde pública”, declarou a procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, como Instituição promotora de Direitos Humanos tem buscado, a cada ano, promover um debate sério sobre a questão do suicídio e a valorização da vida,  por meio de palestras e ações voltadas para o tema, especialmente alertando que as pessoas precisam procurar ajuda capacitada para enfrentar seus problemas.

Defensores públicos, servidores, colaboradores e estagiários da DPE-PI também adotaram, neste mês de setembro, o uso do laço amarelo, símbolo do movimento mundial, Setembro Amarelo, criado para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Sobre a caminhada o defensor público Ivanovick Feitosa diz que“a Defensoria Pública e o Ministério Público devem dialogar de forma conjunta e continua  sobre o tema valorização da vida e suicídio. Recebemos o convite do MP/PI para participar da caminhada e o momento demonstrou um especial cuidado da instituição com o tema que é tão caro a todos nós e à sociedade piauiense. Devemos fortalecer vínculos que nos permitam construir caminhos de defesa permanente da vida e da dignidade do indivíduo. O evento alcançou com louvor o objetivo para o qual foi concebido”.

Fonte: Ascom MP/PI
Autoria: Ângela Ferry
Tags: