11 Setembro, 2019 11:45

Defensor público participa de sessão na Alepi em homenagem ao Dia Estadual da Consciência Negra

A solenidade também foi em homenagem aos 10 anos de fundação do Instituto da Mulher Negra Yabás.

Paulo Pincel
Defensor público Igo de Sampaio é titular do Núcelo de Direitos Humanos da Defensoria (Paulo Pincel)

O titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Igo Castelo Branco de Sampaio, participou, na terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Piauí, de sessão solene pela passagem do Dia Estadual da Consciência Negra, comemorado em 6 de setembro. A sessão, requerida pela deputada Flora Izabel (PT),  também foi em homenagem aos 10 anos de fundação do Instituto da Mulher Negra Yabás.

Em seu pronunciamento, a deputada defendeu a necessidade da destinação de emendas que busquem o fim da exploração e da discriminação contra a população negra, do estado e do país. “Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 80% das vítimas de homicídios no Brasil são negros e 75% das mulheres vítimas de feminicídio são negras. Os negros sofrem preconceitos em todas as esferas e é preciso que nós trabalhemos para combater isso. Por isso é necessário cobrar dos nossos parlamentares federais, estaduais e municipais a destinação de recursos para instituições que combatem isso”, propôs Flora Izabel.

O apoio dos deputados estaduais à aprovação de políticas públicas favoráveis à defesa dos negros foi defendido pela diretora do Movimento Cultural Coisa de Nêgo, Assunção Aguiar, ao falar durante a sessão solene. Ela disse que a comunidade negra precisa de políticas que combatam a intolerância contra os praticantes de religiões de raízes africanas e o extermínio de jovens negros por meio da violência. “Somos negros durante todos os dias do ano e não somente no Dia da Consciência Negra”, disse Assunção Aguiar.

Para Igo de Sampaio, é imprescindível um olhar diferenciado para a população negra. “Foi muito importante a atividade, porque ressaltou a necessidade de um olhar específico para a população negra, com a implementação de políticas que venham minimizar esse impacto do racismo, ainda muito presente. A Defensoria Pública, como órgão estatal na promoção de Direitos Humanos, cumpre seu papel na medida em que assessora, acompanha essas causas e se coloca à disposição, para estar junto com a população negra e com os movimentos sociais na luta por esses direitos”, afirmou o defensor público.

Além do defensor Igo de Sampaio, participaram da sessão solene várias autoridades de Estado ligadas ao Movimento Negro no Piauí.

Fonte: Alepi
Autoria: Ângela Ferry
Tags: