20 Junho, 2017 15:14

Defensora profere palestra em encontro sobre enfrentamento da violência contra o idoso

Sarah Miranda também falou sobre o tema durante o Curso de Educação Continuada em Saúde do Idoso, na Ufpi

Lázaro Lemos
Defensora pública Sarah Miranda destacou a necessidade de valorização da pessoa idosa (Lázaro Lemos)

A defensora pública, Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti, titular da 2ª Defensoria Pública do Idoso, proferiu palestra nesta terça-feira (20), durante o III Encontro Estadual de Articulação e Integração para o Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa.  O evento foi promovido pela Unidade de Proteção Especial da Secretaria de Estado da Assistência Social (SASC) e aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, que transcorreu em 15 de junho.

A fala da defensora pública teve o diferencial de ser voltada para o público que trabalha diretamente com a pessoa idosa. Profissionais como educadores, psicólogos, assistentes sociais, profissionais dos CRAS e CREAS, além de representantes da área jurídica e dos Conselhos ouviram atentamente Dra. Sarah Miranda discorrer sobre a importância da valorização do idoso, assim como sobre o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse fim.

“O tempo que vivemos é de reflexão. Porque é necessária a conscientização de que o idoso deve ser protegido e nós sabemos que historicamente ele não é valorizado. É preciso criar uma consciência  mundial, social e política que permita essa valorização. Desenvolver políticas públicas que levem a uma mudança de concepção social e de mentalidade, para não aceitar e sempre refutar a ideia de que a desvalorização do idoso é normal”, afirmou Sarah Miranda.

O Encontro contou com Mesa Redonda  sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, com a participação do coordenador Estadual do Idoso, Marlos Sampaio e  da representante da CONTAG-CNDI, Engracia Viviane Rodrigues da Silva. Também aconteceu palestra sobre Política de Atendimento à Pessoa Idosa no Piauí, proferida pela conselheira Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria da Cruz Oliveira Sousa.

No turno da noite, a defensora Sarah Miranda voltou a abordar o tema da pessoa idosa em palestra proferida durante o Curso de Educação Continuada em Saúde do Idoso, no Cine teatro da Universidade Federal do Piauí .

 

Autoria: Ângela Ferry
Tags: