14 Setembro, 2019 11:22

Defensores do Piauí participam de Congresso Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri

Evento reuniu em Alagoas mais de 100 defensores públicos de todo o país.

Divulgação
Defnesores do Piauí que participaram do evento (Divulgação)

Os defensores públicos Gerson Henrique Silva Sousa, Luís Alvino Marques Pereira, Omar dos Santos Rocha Neto, Roosevelt Furtado de Vasconcelos Filho e a defensora pública Karolyne Duarte Chaves Ellery Barreira participaram, em Maceió, estado de Alagoas, do III Congresso Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri, que proporciona a troca de experiências entre os defensores públicos de todo o Brasil e que atuam no Tribunal do Júri. O evento foi realizado de 11 a 13 do corrente mês.   

Mais de 100 defensoras e defensores públicos de todo o país participam do seminário, que traz para o debate temas como O Papel do Defensor Público Criminal em Tempos de Cólera; Pacote Anticrime no Tribunal do Júri; Imunidade Emocional para o Tribunal do Júri; Uma Nova Defesa em Plenário Adaptada à Influência das Mídias Sociais; e Linguagem e Persuasão no Tribunal do Júri.   

Gerson Henrique Sousa fala sobre a oportunidade de participar do congresso. "Tive a oportunidade de participar do 3° Congresso Nacional de Defensores Públicos do Júri na cidade de Maceió, oportunidade em que pude aprender mais sobre a defesa no Tribunal Popular do Júri, bem como trocar experiência com muitos colegas defensores de outros estados. Os palestrantes transmitiram seus conhecimentos práticos adquiridos ao longo de vários anos na tribuna da defesa no júri, o que permitiu adquirir informações para aplicarmos nas próximas sessões de julgamentos das quais participaremos. Enfim, o congresso foi muito proveitoso e valeu a pena a participação", avalia o defensor.

Karolynne Barreira também destaca a experiência. “Participar do III Congresso Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri foi uma experiência muito rica, pois possibilitou agregar mais conhecimento e trocar experiências. Espero utilizar esse ganho jurídico na tribuna, e assim exercer com mais competência a missão de defender os nossos assistidos”, ressalta a defensora.

Para Luís Alvino Pereira, o evento foi de grande valia para a atuação nos júris. “A participação no III Congresso Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri, com certeza contribuiu com a nossa atuação no plenário do júri. A troca de experiências com colegas defensores de outros estados, enriqueceu nossos conhecimentos sobre o Tribunal do Júri”, afirma o defensor.

Omar dos Santos Rocha, destaca as informações técnicas adquiridas. “O evento foi enriquecedor para a nossa atuação nos tribunais dos júri. Eu destacaria como ponto mais relevante, além dessa troca de experiências com colegas de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, também as informações técnicas que adquirimos como, por exemplo, o curso de local de crime, conhecimentos sobre perícias, experiências vivenciadas por colegas nesse dia a dia tão árduo”, diz o defensor.

Para Roosevelt Vasconcelos, “o III Congresso Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri apresentou palestras relevantes, com viés interdisciplinar, para nossa atuação cotidiana nos plenários, audiências de instrução, bem como no processo em geral. Assim, participar do evento implicou renovar compreensões, acrescentar ideias, teses novas, compartilhar com colegas de outros estados nossas vivências comuns”.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: