06 Setembro, 2019 14:30

Defensoria entrega 150 livros ao Projeto Leitura Livre da Sejus

Publicações foram entregues na última quinta-feira (5), à coordenadora do Projeto Leitura Livre

Thanandro Fabrício/Sejus
Momento da entrega dos livros na sede da Secretaria de Estado da Justiça (Thanandro Fabrício/Sejus)

A coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria Pública do Estado do Piauí, defensora pública Viviane Pinheiro Pires Setúbal entregou, na última quinta-feira (5), à Secretaria de Estado da Justiça, os livros arrecadados em colaboração com o Projeto Baú de Ideias - Versão Literária. Ao todo, foram entregues 150 publicações.

O material foi recebido pela diretora de Unidade de Humanização e Reintegração da Secretaria de Estado da Justiça, Dinah Carvalho, que coordena o Projeto Leitura Livre, responsável por contribuir para as ações voltadas para a ressocialização dentro do Sistema Prisional. A idealizadora do projeto Baú de Ideais, advogada Joselda Nery, também participou da entrega, que contou ainda com o assistente social da Diretoria Criminal da Defensoria, José Luís de Sousa Júnior.

Os títulos, entre entre clássicos, poemas e contos, forma arrecadados pela Coordenação do Sistema Prisional da Defensoria entre defensores públicos, servidores, estagiários e colaboradores da Instituição, a partir de campanha iniciada em junho do corrente ano, com o objetivo foi contribuir para a ressocialização das pessoas que se encontram privadas de liberdade.

Joselda Nery, que também é membro de movimentos sociais, diz que a iniciativa pretende contribuir, por meio da leitura, para a reintegração dos reeducandos na sociedade, dentro de um projeto que já vem sendo desenvolvido no Sistema Prisional do Piauí. "O Projeto foi construido em forma de rede de apoio, neste caso a Defensoria Pública abraçou a ideia do Baú de Ideias - Versão Literária, e a criação se deu por compreendermos que por meio da leitura podemos mudar vidas e/ou construir um novo olhar para liberdade", disse.

Dinah Carvalho agradeceu a doação. “Meu sentimento é de muita gratidão. O Leitura Livre é um projeto desde 2015, fomentado pelo Ministéiro da Justiça e potencializado para a nossa realidade do Piauí. Espero que esse exemplo de doação se estenda para toda a sociedade civil”, disse a diretora da Sejus.

Para a defensora pública Viviane Setúbal, o estímulo a leitura é uma ferramenta eficaz em relação a remição de pena e ressocialização dos reeducandos. “A Defensoria Publica do Estado do Piauí através da Coordenação do Sistema Prisional tem a grata satisfação de fazer a entrega à Sejus de livros já arrecadados em razão do Projeto Baú de Ideias, Versão Literária, iniciativa extremamente solidária da doutora Joselda Nery, advogada. A leitura contribuirá para o desenvolvimento pessoal dos internos do Sistema Prisional que estão no Projeto Leitura Livre. Gratidão aos Defensores Públicos, Estagiários e Servidores da DPE-PI, que contribuíram doando os livros, aos familiares dos assistidos, a todos que depositaram suas esperanças no Projeto. A Jornada continua e a arrecadação é permanente. Doe Esperança através da Leitura e Ganhe um Marca Página exclusivo do Projeto Baú de Ideias - Versao Literária!”, enfatiza a coordenadora do Sistema Prisional.

Fonte: Ascom Sejus
Autoria: Ângela Ferry
Tags: