20 Dezembro, 2018 10:50

Defensoria moderniza setor de triagem para maior celeridade no atendimento aos assistidos

Iniciativa faz parte do projeto de aparelhamento, modernização e segurança previstos no plano estratégico do órgão.

Lázaro Lemos
Foram instaladas novas catracas na Unidade João XXIII (Lázaro Lemos)

Como parte do  projeto de aparelhamento, modernização e segurança previstos no plano estratégico, a Defensoria Pública do Estado do Piauí implantou, em fase experimental, no setor de Triagem da Diretoria de Primeiro Atendimento da instituição, o sistema Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar).

O espaço também foi modernizado com a instalação de 12 computadores de última geração e ganhou ainda mais dois guichês para atendimento, além de scanners e impressoras novos, o que resultará em ganho no atendimento prestado aos assistidos.

A instalação oficial do novo sistema ocorreu com a presença da defensora pública geral, Hildeth Evangelista; do subdefensor público geral, Erisvaldo Marques; do diretor Administrativo da DPE-PI, Ivanovick Feitosa; do diretor de Primeiro Atendimento da Defensoria, Marcelo Moita Pierot, de coordenadores e analistas do setor de triagem.

Na oportunidade, também foi feita a instalação dos sistema de catracas eletrônicas na Unidade João XXIII, nesse primeiro momento e em breve nas demais unidades da capital, o que garantirá maior segurança tanto aos que compõem os quadros da Defensoria quanto a quem busca o atendimento na instituição.

Considerada uma das melhores ferramentas para atendimento no meio jurídico, atualmente, o Solar foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação (TI) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que prestou toda a assistência necessária à DPE-PI, tanto na disponibilização do sistema como na capacitação dos profissionais da TI local, que se deslocaram até o Tocantins ou receberam orientações por meio de videoconferências.

Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação da DPE-PI, Raimundo Nonato Uchôa Filho, o novo sistema e os equipamentos entregues servirão para dar agilidade aos trabalhos. “Com a instalação desses 12 computadores de ultima geração no Primeiro Atendimento da Defensoria visamos à melhoria no atendimento aos assistidos. Esta etapa contempla a aquisição do novo software Solar, sistema que gerencia o atendimento prestado, diminuindo e agilizando o acesso à Justiça para quem mais precisa”, afirma o coordenador.

Juciara Santiago, assessora técnica da Diretoria de Primeiro Atendimento, confirma que as inovações trarão inúmeros benefícios para o setor. “A importância é na celeridade do atendimento aos assistidos com a modernização de todo o aparelhamento. Com os computadores anteriores tínhamos uma certa demora, porque dificultavam a digitalização e o tempo de espera aumentava, o que não ocorre mais.  Há uma satisfação de todos os atendentes, pois com menos problemas técnicos é possível atender um maior número de pessoas. A modernização, também com a ampliação de mais dois guichês, ajudou muito. Isso é muito bom para a Defensoria, porque demonstra que a  instituição está preocupada com seus assistidos, com as pessoas que a estão procurando e também com a qualidade do trabalho dos atendentes, porque quando a gente para de atender em razão de um problema técnico, tanto temos prejuízos com nossa produção como prejudicamos nossos assistidos“, afirma a servidora.

Marlon Santos, um dos analistas do setor, também destaca o ganho. “Facilita na questão da celeridade no atendimento. Termos mais atendentes disponíveis também melhora o tempo de espera, com as pessoas sendo atendidas de forma mais eficiente. Hoje em dia todos os sistemas são digitais, inclusive o processo eletrônico e precisamos desses equipamentos funcionando bem, para que possamos ter o controle de todas as demandas processuais. Então, é muito importante a aquisição desses novos equipamentos”, diz o analista.

Para Marcelo Pierot, “o gestor deve ser sensível à evolução da demanda. Hoje, o processo judicial é totalmente automatizado para as novas demandas e o Primeiro Atendimento não poderia ficar na era do papel. Precisamos de um sistema simples, rápido e seguro, que possa garantir efetividade à análise dos casos e o consequente encaminhamento judicial ou administrativo do pleito. Ganha não só a Defensoria Publica, mas principalmente a sociedade com a melhora da automação do atendimento”.

“É importante dizer que, com o sistema Solar, vamos criar pela primeira vez um banco de dados real com nossos assistidos e a cada vinda deles à instituição será possível acompanhar o seu histórico com maior agilidade. Esse banco de dados que criaremos será muito valioso, em todos os sentidos. Vamos começar testando com duas máquinas, porque queremos estabelecer um cronograma de expansão de acordo com a adaptação. Precisamos entender também que não se trata apenas de um sistema de atendimento. É um gerenciador eletrônico de documentos e outra vantagem é que o defensor terá como criar um vínculo com o processo no Tribunal, o que hoje é uma exigência. Trata-se da interoperacionabilidade, que faz com que os sistemas se comuniquem entre si, evitando que a pessoa tenha que dominar mais de um sistema para ter acesso às informações”, explica o diretor Administrativo da Defensoria.

“Com a instalação desses novos equipamentos e implantação do sistema Solar, estamos contribuindo significativamente para o bom desempenho no primeiro atendimento prestado às pessoas que buscam a Defensoria Pública, bem como para os trâmites junto ao Tribunal de Justiça. Tratam-se de ferramentas de última geração, que serão de  grande valia para garantir um atendimento mais célere, proporcionando um retorno mais pontual aos nossos assistidos. Somos imensamente gratos à Defensoria Pública e ao Tribunal de Justiça do Tocantins, pelo suporte que recebemos para instalação do sistema Solar e capacitação do nosso pessoal. Também estamos garantindo maior segurança aos nossos servidores, colaboradores, estagiários, defensores públicos e assistidos ao instalar o sistema de catracas eletrônicas em nosso prédios, iniciando pelo da Unidade João XXIII. Todo isso representa a soma de esforços pela prestação cada vez mais eficaz dos nossos serviços ”, afirma Hildeth Evangelista.

Autoria: Ângela Ferry
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