11 Março, 2019 14:45

Defensoria integra 13ª Semana da Justiça pela Paz em Casa em Teresina e no interior do Estado

Audiências acontecem até o dia 15 deste mês de março nos turnos da manhã e tarde

Lázaro Lemos
Audiência realizada no Fórum Cível e Criminal de Teresina (Lázaro Lemos)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí iniciou, nesta segunda-feira (11), a participação nas audiências da 13ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, ação desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça de todo o País, visando o combate e a prevenção à violência doméstica e familiar. A Semana acontece até o dia 15, nas dependências do Fórum Cível e Criminal de Teresina.

Neste ano, foram agendadas para o Piauí 456 audiências em Teresina e 16 comarcas do interior do Estado, além de uma sessão do Júri Popular para julgar crime de feminicídio na Comarca de Parnaíba.

Para integrar a nova edição da Semana, a Defensoria Pública firmou, no dia 07 do corrente mês, Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça e a Procuradoria Geral de Justiça. O documento especifica como competência da Defensoria disponibilizar defensoras e defensores públicos para auxiliarem nas audiências concentradas em Teresina, Parnaíba e Picos, bem como mobilizar defensores para participação nas audiências concentradas em suas Comarcas e em mutirões de audiências extraordinários, necessários para demandas específicas de alguma Comarca, visando maior celeridade no julgamento dos processos que envolvem as matérias de violência doméstica e feminicídio.

Pela Defensoria integram a Semana a equipe de defensores do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE-PI, Lia Medeiros do Carmo Ivo, Verônica Acioly de Vasconcelos, Armano Carvalho Barbosa e também as defensoras públicas e defensores públicos, Sheila de Andrade Ferreira, Priscila Gimenes do Nascimento Godói, Ana Teresa Ribeiro da Silveira, Ulisses Brasil Lustosa, Sara Maria Araújo Melo, Dayana Sampaio Mendes Magalhães, Viviane Pinheiro Pires Setúbal, Marcelly Santos Sousa, Christiana Gomes Martins de Sousa e Marcos Antonio Siqueira da Silva.

A Semana acontece nos turnos da manhã e tarde. Em Teresina, contará com o reforço de cinco magistrados que atuam em Comarcas do interior. A 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba também contará com o auxílio de outros dois magistrados.

A defensora pública geral do estado do Piauí, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, destaca a relevância da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, bem como o combate à violência contra as mulheres. “A Defensoria tem sempre contribuído para a realização da Semana da Justiça pela Paz em Casa, por entender o seu papel na luta contra a violência que vitimiza tantas mulheres, pondo em risco suas vidas e desestruturando inúmeras famílias. Na Defensoria Pública já desenvolvemos um importante trabalho preventivo, por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, buscando sensibilizar sobre o tema, além do que todos os dias, a cada ano, atuamos diretamente nas causas e consequências da violência contra as mulheres, um mal que necessita com urgência ser banido da sociedade”, afirma.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: