02 Agosto, 2019 13:16

Defensoria integra projeto junto a famílias vulneráveis de São Raimundo Nonato

Ação visa reduzir o número de pessoas em condição de vulnerabilidade, viabilizando o efetivo acesso à Justiça para as comunidades carentes

Divulgação
Defensoras públicas durante o atendimento em São Raimundo Nonato (Divulgação)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí participou, em conjunto com a Defensoria Pública da União e Instituto Livres, da ação “Defensoria para Todos”,  desenvolvida na Comarca de São Raimundo Nonato no período de 22 a 26 do último mês de julho. O Projeto “Defensoria para todos” tem como objetivo desenvolver ações que visam reduzir o número de pessoas em condição de vulnerabilidade,  viabilizando o efetivo acesso à Justiça para as comunidades carentes.

Segundo a diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite, a participação da Defensoria atendeu a um convite da DPU, dentro de um termo de cooperação entre as duas Instituições, que está em vigência. “Tivemos o apoio da Defensoria Itinerante, Dr. Marcelo Pierot abraçou a causa e fomos até São Raimundo Nonato,  acompanhados pelo assessor técnico Lívio César de Carvalho Maia, que fez os atendimentos na cidade, enquanto nos deslocávamos para as comunidades Firmeza, Novo Horizonte e São Vítor, buscando facilitar o acesso à Justiça para as pessoas que moram mais distante da Comarca. Foi uma experiência riquíssima, importantíssima. Também contamos com a participação da ONG Instituto Livres,  que faz atendimento em uma comunidade do sertão todo mês de julho, com a participação de médicos e enfermeiros. Nos deixa muito feliz saber que fazemos pelo menos um pouco para melhorar a vida tão sacrificada do sertanejo. Quero agradecer o apoio incondicional da Itinerante  na pessoa do Dr. Marcelo Pierot e do Lívio Maia e aos Defensores Públicos de São Raimundo Nonato, Dr. Omar dos Santos Rocha Neto, Dr. Paulo Henrique Ribeiro Rocha e Dra. Lívia de Oliveira Revorêdo, que inclusive ministrou a primeira palestra da ação”, ressalta Karla Andrade.

O defensor público Paulo Henrique Rocha, titular da 2ª Defensoria Pública de São Raimundo Nonato, destaca ter sido gratificante a participação na ação. “Enquanto Defensor Público, fico muito feliz em ter levado, no dia 26 de julho, orientação e assistência jurídica a necessitados de comunidades tão carentes. As comunidades de Firmeza e do Novo Horizonte, na região de São Raimundo Nonato, compareceram em peso aos atos e serviços ofertados no Projeto "Defensoria para Todos". O prestígio da população local enaltece o trabalho realizado e aponta para a necessidade de interiorização dos serviços da Defensoria", pontua.

A assessora de Relacionamento e Estratégia do Instituto Livres, Daniela Pires, ressalta relevância da ação conjunta. “A parceria da Defensoria Pública com o Instituto Livres na prestação de serviços e ações sociais realizadas durante o Impacto Sertão Livre, é extremamente relevante para a promoção do acesso à cidadania nessas cidades e comunidades.  Ainda que a Defensoria tenha atuação recorrente local, muitas pessoas, por sua simplicidade, não entendem a importância do trabalho desenvolvido. Com a chegada dos amarelinhos (voluntários do nosso Projeto), conseguimos mobilizar as pessoas em suas casas e durante as outras atividades que promovemos, para a compreensão e busca dos serviços oferecidos pela Defensoria. Para nós, do Instituto, essa parceria trouxe muito valor agregado ao Projeto. Somos gratos por termos vocês – defensores do Estado e da União -  caminhando conosco", afirma.

“A Diretoria Regional abraça os projetos que têm por objetivo promover cidadania e possibilitar a visibilidade das comunidades com dificuldade de serem acessadas por políticas públicas. É uma meta da Defensoria”, finaliza Karla Andrade.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: