04 Setembro, 2019 8:45

Defensoria participa de solenidade de instalação da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa do Piauí

Evento reuniu representantes de ouvidorias de vários órgãos e instituições.

Ascom DPE
Subdefensora Carla Belchior, ouvidor da Defensoria Nayro Victor e as ouvidoras do Estado e MP (Ascom DPE)

A subdefensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e o ouvidor-geral externo da Defensoria, Nayro Victor Lemos Resende Leite, participaram, nessa terça-feira (03), no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, de sessão solene para instalação da Ouvidoria-Geral do Poder Legislativo.

A sessão, conduzida em um primeiro momento pelo deputado Themístocles Filho, presidente da Alepi e, em seguida, pelo deputado Gessivaldo Isaias, agora ouvidor-geral da Assembleia, contou com a presença do deputado de Santa Catarina, Kennedy Nunes; de representantes da Rede de Ouvidoria e das Ouvidorias da Prefeitura de Teresina, OAB Seccional Piauí, Ministério Público, Câmara Municipal de Teresina e representantes da sociedade civil organizada.

Em seu pronunciamento, o deputado Gessivaldo Isaías considerou como “desafiadora essa missão de ser o primeiro ouvidor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. A ouvidoria é elo entre o povo e o Poder Legislativo e, mais que ouvir, serve para  aproximar as pessoas. Desejo trabalhar e cumprir com a nova missão”.

O ouvidor-geral externo da Defensoria Pública, falou sobre a nova ouvidoria instalada. “A Ouvidoria da Assembleia Legislativa é um passo muito importante, porque é um canal de ligação com a população. É interessante esse projeto que amplia a participação do cidadão dentro das instituições. Isso para nós é um ganho e uma alegria muito grande, cada vez mais o cidadão está participando, sugerindo, reclamando e denunciando. Cada vez mais as instituições vão evoluindo. Então, está de parabéns a Assembleia Legislativa”, disse Nayro Victor Lemos.

Carla Yáscar Belchior destacou a representatividade da ouvidoria. “É com enorme satisfação que vemos a ouvidoria ser instalada na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, representa um importante degrau alcançado no relacionamento com a população, bem como uma ferramenta de apoio a todos os servidores da casa. É a voz do povo chegando cada vez mais ao poder público. A Assembleia assume hoje um órgão de relevante importância, um instrumento eficaz à disposição da sociedade”, afirmou a subdefensora pública geral.

Os demais representantes de ouvidorias presentes à sessão também se pronunciaram, sendo unânimes em destacar a importância da instalação da Ouvidoria-Geral da Alepi.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: