12 Junho, 2019 11:17

Defensoria participou de sessão solene pelo Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Momento ocorreu na Assembleia Legislativa do Piauí.

Lázaro Lemos
Sessão reuniu representantes de órgãos e instituições que trabalham com a pessoa com deficiência (Lázaro Lemos)

A defensora pública Sarah Miranda, do Núcleo de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), participou, nessa terça-feira (11), na Assembleia Legislativa do Piauí, de Sessão Solene pelo Dia Estadual da Pessoa com Deficiência.

A sessão, proposta pelo deputado Franzé Silva, do Partido dos Trabalhadores, teve por objetivo proporcionar a discussão e conscientizar a população piauiense  sobre as dificuldades enfrentadas  pelas pessoas com deficiência. Além da defensora Sarah Miranda, participaram representantes de entidades e organizações voltadas para a PCD.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, representou o governador Wellington Dias no evento.

“Essa Sessão Solene tem a importância de chamar o Poder Público, nas esferas municipal, estadual e federal, para o debate a respeito de políticas públicas para atender a esse contingente populacional. São pessoas que merecem e precisam ter uma vida normal, como todo e qualquer cidadão. Hoje,  um terço da população piauiense possui algum tipo de deficiência, isso representa 800 mil pessoas. Esse momento serve então para uma reflexão. Para chamar atenção de toda a sociedade civil organizada. Precisamos de ações concretas que melhorem a vida dessas pessoas, com mais inclusão e educação”, disse o deputado Franzé Silva.

“Essa sessão relembra que o Estado do Piauí elencou o dia 9 de junho como o dia alusivo para se comemorar o Dia da Pessoa com Deficiência. É dia de fazermos uma reflexão sobre o tratamento que todos nós, sociedade, agentes públicos, instituições, conferimos às PCDs. É um dia de voltarmos nosso olhar para as políticas públicas, ver o que é preciso realizar para incluir as pessoas com deficiência como pessoas integrantes desse meio social, vivendo com dignidade e exercendo sua cidadania. A Defensoria Pública, por meio do seu Núcleo Especializado de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, não poderia ficar distante dessa data, que relembra a necessidade de inclusão e proteção dos direitos das PCDs. Então, é um dia de estarmos juntos nessa casa legislativa que é a casa do povo,  com os agentes políticos, para dialogar sobre essa temática, sobre a criação de políticas publicas e leis que sejam voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência.  É um dia de reflexão”, afirmou Sarah Miranda.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: