03 Novembro, 2017 11:24

Defensoria Pública mantém expediente normal nesta sexta-feira (03)

Instituição está funciona normalmente até às 13h30 e, em seguida, por meio do Plantão Defensorial.

Lázaro Lemos
Assistidos sendo orientados no setor de Primeiro Atendimento do Núcleo Central da Defensoria (Lázaro Lemos)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí teve expediente normal nesta sexta-feira (03), após o feriado do Dia de Finados. O objetivo foi proporcionar às pessoas que buscaram na instituição o atendimento necessário às suas demandas. O expediente ocorre normalmente das 7h30 às 13h. Também está mantido o Plantão Defensorial após o expediente normal de trabalho. Por ter autonomia administrativa, o funcionamento da Defensoria Pública é decidido pela gestão da própria instituição.

Durante toda a manhã, o movimento tem sido significativo no Núcleo Central, Unidade João XXIII e Casa de Núcleos da Defensoria Pública.  As pessoas que se deslocaram até a instituição aprovaram a medida e se disseram bastante satisfeitas em encontrar o atendimento.

“Achei muito bom encontrar tudo funcionando aqui. Eu sou secretária de escola e pedi uma folga hoje exatamente para  vir tratar de uma questão do meu divórcio. Ainda bem que não tive que voltar”, diz a secretária Luiza Pereira dos Santos.

“Foi uma ideia muito boa manter a Defensoria funcionando hoje. Estou extremamente satisfeito”, afirmou o cozinheiro José Augusto Martins que aguarda ser atendido no setor de Primeiro Atendimento do Núcleo Central.

O eletricista Mário Henrique Lima Franco também elogiou a iniciativa da instituição. “Essa questão de apertar dia útil entre feriado e fim de semana, que é típica do brasileiro, acaba prejudicando, então achei uma atitude muito válida, porque o serviço ao público não pode parar”, destacou o profissional.

“Foi uma boa ideia, sem dúvidas. Estou satisfeita com a atitude”, complementa a dona de casa Tainara Balbino de Araújo, que aguarda atendimento na área de Família.

O auxiliar de Gestão da DPE-PI, Thiago Gama Moreira, que recepciona as pessoas no Núcleo Central, destacou que desde as primeiras horas da manhã a Defensoria começou a registrar movimentação de assistidos. “O movimento tem sido regular e constante durante a manhã. As pessoas estão procurando a Instituição”, afirmou Thiago.

“Foi exatamente em respeito ao nosso público-alvo, que é carente e enfrenta inúmeras dificuldades de locomoção, que decidimos manter o expediente normal na Defensoria Pública neste dia 3. Estamos aqui para atender  à população que sempre nos dá credibilidade, como mostra recente pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público que nos aponta como a instituição mais importante para a população brasileira. Trabalhar no dia de hoje nada mais é que a nossa obrigação e vamos cumpri-la com toda a dedicação”, afirmou a defensora pública geral, Hildeth Evangelista.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: