25 Março, 2018 9:22

Defensoria Pública realiza ação voltada para a saúde da mulher a partir de segunda-feira (26)

Palestras e atendimento acontecerão até a quarta-feira na Casa de Núcleos da Instituição

A Defensoria Pública do Estado do Piauí realiza, a partir da próxima segunda-feira (26), uma ação diferenciada na área de saúde, voltada para homenagear as mulheres no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A ação contará com palestras abordando temas de interesse das mulheres e também com a prestação de atendimento na área de saúde com a realização de mamografias em uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Também serão parceiros  a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi).

As atividades serão realizadas na Casa de Núcleos da Defensoria onde fica instalado o Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. A Casa de Núcleos fica no cruzamento da Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rio Poti.

Na segunda-feira (26), as atividades iniciam com a apresentação do Plantão Psicológico, às 9h, pela Professora Gina Quirino. Às 9h30, a rofessora Ana Rosa, Psicóloga da Universidade Estadual do Piauí abordará o tema Saúde Mental da Mulher. Às 10h, será feita a apresentação da Rede de Assistência à Saúde Mental por Gisele Martins do Nascimento, da Rede de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde. A partir das 10h30, acontecerá palestra da Fundação Maria Carvalho Santos. Durante toda a manhã desse dia e também na quarta-feira (28), o caminhão do atendimento móvel do Sesc estará instalado em frente a Casa de Núcleos para a realização de mamografias nas assistidas pela Instituição que buscarem o atendimento. Para ter acesso ao atendimento no caminhão será necessário apresentar registro de nascimento, CPF e comprovante de endereço.

Na terça-feira (27), o defensor público Rogério Newton de Carvalho Sousa vai proferir palestra às 9h sobre a atuação do Núcleo da Saúde em Tutela do Direito da Saúde da Mulher. Em seguida, às 9h30, a Coordenadora do Núcleo da Mulher da DPE-PI, defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, juntamente com a Coordenadora da Casa Abrigo Mulher Viva, Ana Cleide Ferreira do Nascimento e com a coordenadora do Centro de Referência Esperança Garcia, Roberta Mara Silva, conduzirão palestra sobre a Rede de Assistência Estadual de Apoio à Mulher em Situação de Violência e sobre a atuação do Núcleo da Mulher da Defensoria Pública. 

A defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, diz que a iniciativa pretende valorizar as mulheres que procuram a DPE. “Nossa intenção é realizar um acolhimento diferenciado às nossas assistidas, proporcionado a realização de um exame de importância fundamental para a saúde da mulher ao qual, muitas vezes devido ao alto grau de vulnerabilidade, elas não têm acesso. Na verdade a valorização da mulher  acontece diariamente na Defensoria Pública a partir do Primeiro Atendimento até as áreas específicas que motivam a procura pela Instituição. Entendemos que a melhor forma de homenagear as mulheres é também prestando a elas um serviço qualificado, que busca garantir seus direitos”, afirma.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: