27 Junho, 2019 13:53

Defensoria Pública realiza nova edição da Oficina de Pais e Filhos

Atividade volta a contecer nesta sexta-feira (28), no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania

Lázaro Lemos
Mediadora Rosângela Alexandrino repassa informações aos participantes tendo defensor Gerson Henrique Sousa ao fundo (Lázaro Lemos)

O Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Nuscc) da Defensoria Pública do Estado do Piauí iniciou, nesta quinta-feira (27), uma nova edição da Oficina de Pais e Filhos, no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), região Central de Teresina. O projeto é uma idealização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Neste primeiro dia a Oficina foi ministrada pelo coordenador do NUSCC, defensor público Gerson Henrique Silva Sousa e pela mediadora Rosângela Ribeiro Alexandrino. A experiência, destinada a casais em processo de ruptura, é baseada em exemplos e em dados constatados por equipe multidisciplinar, que permitem aos envolvidos verem o problema sob uma ótica diferente, compreendendo que não se trata unicamente do casal, mas de todos os envolvidos. A iniciativa pretende solucionar a essência do problema, tratando a relação tanto nas esferas judiciais quanto nas extrajudiciais.

Gerson Henrique Sousa destaca que a intenção é prestar orientações que possam colaborar para melhorar o relacionamento dos envolvidos. “A expectativa é a melhor possível. Vamos passar orientações, como sempre costumamos fazer, no sentido de que os pais tenham um bom relacionamento, mesmo divorciados e que também não venham a arrastar os filhos para dentro do conflito deles, para qualquer rancor e agrura que tenham ficado da relação. Importante ressaltar que se trata de um projeto não só do Núcleo. Contamos com a integração dos defensores de Família. É um projeto voluntário, em que a pessoa se capacita e realizamos na última quinta e sexta-feira de cada mês. O momento é muito interativo, algumas pessoas se emocionam e a ideia é realmente passar essas orientações no sentido de que os pais que estão processo de divórcio ou já divorciados, não venham a transferir qualquer rancor para os filhos, o que interfere de forma negativa no desenvolvimento deles”, explica o Coordenador do Nuscc.

Também ministram as Oficinas o defensor público João Castelo Branco Vasconcelos Neto e as defensoras públicas Rosa Mendes Viana Formiga, Andréa Melo de Carvalho, Débora Cunha Vieira Cardoso e Alynne Patrício de Almeida Santos, Defensora Auxiliar do Nuscc.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: