13 Novembro, 2018 10:44

Defensoria realiza campanha de arrecadação de donativos para Pastoral do Povo da Rua

Doações podem ser feitas na Sede Provisória, Unidade João XXIII e Casa de Núcleos da instituição.

Divulgação
(Divulgação)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) desenvolve campanha para arrecadação de donativos a serem entregues no período natalino a pessoas atendidas pela Pastoral da Rua de Teresina.

Estão sendo recebidos alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e também roupas e calçados em bom estado de conservação. As doações podem ser feitas no Núcleo Central da Defensoria, que fica localizado na rua Jaicós, 1435, bairro Ilhotas; na Unidade João XXIII, localizada na avenida João XXIII,  853, no bairro Jockey Clube e na Casa de Núcleos da Defensoria,  na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342, no Bairro de Fátima.

O Centro de Apoio Multidisciplinar da Defensoria (CAM) está disponível para esclarecer qualquer dúvida sobre a campanha, assim como para também receber as doações.

Para formação dos kits a serem doados, estão sendo sugeridos os seguintes produtos: Higiene: sabonete, escova de dentes, creme dental, absorvente, shampoo; Alimentos: Leite, açúcar, arroz, feijão, macarrão, massa de milho

“Com essas doações, esperamos contribuir para suprir, em parte, as necessidades dessas pessoas, muitas das quais não têm nenhuma condição financeira para a própria manutenção e se encontram mendigando pelas ruas de Teresina, tendo como único apoio a Pastoral da Rua. Sabemos que é pouco, mas esperamos que, com essa atitude, possamos contribuir para minimizar as dificuldades enfrentadas por quem vive em situação de rua. A Defensoria Pública, como uma instituição que trabalha para a garantia de direitos aos vulneráveis, busca dar sua parcela de contribuição a esse importante serviço desenvolvido pela Pastoral do Povo da Rua”, afirma a defensora pública geral, Hildeth Evangelista.

Pastoral do Povo da Rua

Coordenada pelo padre João Paulo Carvalho e Silva, e contando com colaboradores voluntários, a Pastoral do Povo da Rua – Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (Abespa) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada pelo padre Amadeu Matias, em 29 de novembro de 2008, com sede na Rua Anísio de Abreu - 702, no Centro e Teresina. O objetivo é promover a valorização e a inclusão do povo em situação de rua.

Voltada para o apoio às famílias carentes e pessoas em situação de rua, a pastoral trabalha no sentido de resgatar a dignidade da pessoa humana, promovendo a inclusão social e melhorando a autoestima, tentando minimizar a situação de extrema vulnerabilidade em que se encontram os atendidos.

“Estou muito feliz em ter recebido esse apoio. A Defensoria ter nos escolhido para receber essa colaboração dessa campanha, que representa muito para nós da Pastoral da Rua, porque trabalhamos com um público muito vulnerável, altamente em situação de miséria, que são os moradores de rua, que precisam muito de ajuda. Nós, cristãos, somos convidados a praticar obras de misericórdia para aqueles que não têm o que comer, vestir, beber, não têm moradia, são doentes. Ajudando essas pessoas, que são nossos irmãos, estaremos também servindo a Jesus. Ele mesmo disse ‘o que fizeres a um desses pequeninos é a mim que fazeis’. Então, essa colaboração chegou em boa hora. Convido a todos para que adotem essa campanha. Participem, colaborem. Agradeço muito essa contribuição de vocês”, diz o padre João Paulo.

Entre as ações desenvolvidas pela Pastoral do Povo da Rua, estão a busca pela saúde física, mental e espiritual, com apoio de  assistência social e jurídica; direcionamentos à regularização e aquisição de documentos de cidadania; encaminhamento para redes socioassistenciais como as comunidades terapêuticas para tratamento de dependência de substâncias psicoativas e aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Atualmente, a pastoral desenvolve atividades com foco na redução de danos para sujeito e sociedade, por meio de oficinas interativas, palestras socioeducativas, rodas de conversas e terapia comunitária integrativa.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: