10 Agosto, 2019 21:29

Defensoria realiza capacitação de facilitadores para a Oficina de Pais e Filhos

A meta é a interiorização das Oficinas o que deve iniciar pela comarca de Piripiri

Lázaro Lemos
Defensora pública Rosa Viana ministrando o curso no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria (Lázaro Lemos)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou, na última sexta (9), no auditório da Casa de Núcleos, capacitação para facilitadores da “Oficina de Pais e Filhos”, desenvolvida pela Instituição por meio do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC). A capacitação, certificada pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), que tem como diretora a Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho, foi ministrada pelos defensores públicos Rosa Mendes Viana Formiga, coordenadora da Esdepi e titular da 9ª Defensoria Pública de Família e João Castelo Branco de Vasconcelos Neto, titular da 3ª Pública de Família.

A defensora auxiliar do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da Defensoria Pública,  Alynne Patrício de Almeida Santos, explica como funciona o Projeto. “A Oficina de Pais e Filhos é um Projeto da Defensoria em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e Tribunal de Justiça do Piauí. Acontece nos dois últimos dias de cada mês, para mães e pais que estejam em processo de divórcio, que de alguma forma é traumático e está refletindo negativamente para eles e para os filhos. Pensamos nesse curso para que mais pessoas possam ser facilitadoras. Temos um grupo de Defensores capacitados em Fortaleza, onde surgiu o piloto desse Projeto, que repassaram as informações para que os capacitados possam servir como agentes multiplicadores, levando outras pessoas também a serem  facilitadores. Esse ano a nossa meta no NUSCC é a interiorização das Oficinas. Vamos começar por Piripiri e fazer também nas grandes regiões do interior do Estado”, diz  Alynne Patrício.

Rosa Viana externa o sentimento em relação a capacitação, proposta pelo NUSCC. “Parabenizo pela excelente iniciativa do NUSCC, na pessoa do Dr. Gerson Henrique, pelo curso de capacitação da Oficina de Pais e Filhos realizado na Defensoria. Foi muito gratificante e enriquecedor compartilhar com os presentes um pouco de nossas experiências teóricas e práticas, aplicadas ao longo da realização das Oficinas. Muito orgulho em fazer parte desse lindo e importante Projeto, que tem ajudado a tantos ex-casais com seus filhos, nesse momento difícil  e, às vezes, doloroso e traumático, que é o de divórcio ou dissolução de união estável”, destaca.

João Neto afirma que foi uma oportunidade para apresentar o Projeto para Defensores, colaboradores e profissionais que atuam na área. “Espera-se que consigamos convencer mais pessoas para que atuem como facilitadores e contribuam com a realização de mais Oficinas, fortalecendo o Projeto”, diz o defensor.

O coordenador do NUSCC, Gerson Henrique Silva Sousa, afirma ter ficado satisfeito com o resultado do curso ministrado nesta sexta-feira. “Concluímos com muito sucesso o curso de capacitação na Oficina de Pais e Filhos, ministrado pelos Defensores Dra. Rosa Viana e Dr. João Neto. Os ministrantes puderam passar sua experiência, bem como valiosas informações para a formação de novos facilitadores da Oficina. Em breve, eles estarão apresentando as Oficinas e orientando as famílias reestruturadas a diminuírem a intensidade dos conflitos, a fim de proporcionar o desenvolvimento saudável dos seus filhos e uma convivência civilizada entre os ex-companheiros”, afirma.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: