06 Agosto, 2019 10:44

Defensoria busca solução para processo de reintegração de posse da ocupação Deus me Deu

DPE esclareceu as famílias sobre seus direitos, além de trazê-las de forma mais efetiva para a negociação do processo.

Lázaro Lemos
Igo de Sampaio orientou as famílias (Lázaro Lemos)

O defensor público titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da DPE-PI, Igo Castelo Branco de Sampaio, esteve reunido com famílias da ocupação Deus me Deu. O encontro foi no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria e teve por objetivo esclarecer às famílias sobre seus direitos, além de trazê-las de forma mais efetiva para a negociação do processo.

Igo de Sampaio diz que a ida dos assistidos até a Defensoria atendeu a um convite do núcleo. “Essa é uma forma diferenciada que o núcleo trabalha com a questão dos processos coletivos. Entendemos que o papel da Defensoria não é somente acompanhar processualmente os casos, mas sim estar sempre em contato, colocando os assistidos a par da situação e desenvolvendo estratégias para o enfrentamento do processo que nesse caso foi motivado por uma ação de reintegração de posse”, explica o defensor.

O titular do Núcleo de Direitos Humanos esclarece que a forma ideal de tratar situações como a vivenciada pelas famílias da ocupação Deus me Deu é o envolvimento da comunidade em todo o desenrolar do processo.

“Por isso é sempre importante essa vinda do assistido à Defensoria. Acreditamos que um trabalho bem feito sempre parte do pressuposto que o assistido é o protagonista do seu processo. Nós, como defensores públicos, prestamos toda a assistência possível, mas sempre empoderando o próprio assistido para que ele chegue a uma solução mais satisfatória”, diz Igo de Sampaio, informando ainda que o encontro resultou na possibilidade de se tentar um acordo com o autor da ação.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: