12 Maio, 2018 11:19

Defensoria recebe espetáculo de dança em homenagem às mães e contra a violência sexual

Corpo de Dança da Casa de Zabelê fez a apresentação no Núcleo Central da instituição.

Divulgação
Bailarinas da Casa de Zabelê e profissionais da Defensoria Pública (Divulgação)

As mães assistidas pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) assistiram, nessa sexta-feira (11), no Núcleo Central da Instituição, apresentação do grupo de bailarinas da Casa de Zabelê. A atividade, realizada pelo Centro de Apoio Multidisciplinar da Defensoria (CAM), atendeu solicitação da defensora pública geral e presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública, Hildeth Evangelista.

A apresentação teve por objetivo homenagear as mães, pelo dia a elas dedicado, o domingo (13), assim como alertar para o abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, cujo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual é 18 deste mês.

O espetáculo apresentado, “AVS – Abuso e Violência Sexual”, é um recorte contemporâneo que revela a realidade de crianças e adolescentes vítimas e vitimizadas sexualmente. Trata-se de uma coreografia de denúncia, de rompimento com o pacto de silêncio em torno da questão e que tem por objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para a prevenção e enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil.

A instrutora de dança da Casa de Zabelê, Kiara Lima, destacou a importância do tema apresentado. “Queremos, por meio da dança contemporânea, retratar as dores e angustias enfrentados pelas vítimas desse tipo de violência. Esse espetáculo foi criado pelo coreógrafo Fernando Freitas e fizemos este ano um recorte. Inclui sete meninas atendidas pela Casa de Zabelê. A Defensoria abraçou essa proposta e achamos muito louvável estar aqui nesse momento, para trazer a nossa denúncia por meio da arte”, afirmou Kiara.

Para a assistente social do CAM Valéria Miranda, o espetáculo contemplou dois momentos distintos. “A ideia foi atender a solicitação da dra. Hildeth Evangelista quanto a um evento voltado para as mães. Então, aproveitamos também para uma alusão e apelo para que as mães prestem mais atenção às suas filhas, sejam mais cuidadosas e mais zelosas. Contemplamos as duas datas por meio de uma reflexão a respeito desse tema, tão recorrente e importante sobre os cuidados com nossos filhos e, especialmente, com nossas filhas”, afirmou Valéria.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: