03 Outubro, 2017 14:59

Defensoria apoia a campanha Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro a Instituição promoverá ações e adotará medidas para incentivar a prevenção ao câncer de mama.

Lázaro Lemos
A adoção do laço rosa faz parte das ações implementadas na Defensoria Pública (Lázaro Lemos)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí adere, mais uma vez, ao movimento que busca conscientizar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama, internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. O nome da campanha faz referência ao laço rosa que simboliza a luta contra a doença, uma das que mais mata mulheres todos os anos. 

Durante todo o mês de outubro, o site da Defensoria Pública passa a adotar a tonalidade rosa, em substituição ao verde que representa a Instituição. Servidoras, servidores, estagiários e estagiárias, defensoras e defensores públicos também estão adotando o uso do laço rosa.

No período, a Defensoria Pública vai desenvolver, por meio do Centro de Apoio Multidisciplinar, que conta com os assistentes sociais Valéria Miranda de Araújo e Mercês Krystine Araújo Silva, atividades voltadas para o alerta relacionado a Campanha de Combate ao Câncer de Mama.

Na segunda-feira (2), foi feita a entrega do laço rosa a todos os que compareceram ao Núcleo Central da Defensoria Pública. No dia 16, acontecerá palestra sobre “A importância da prevenção à Saúde da Mulher”, proferida pela coordenadora de Atenção a Saúde da Mulher do Governo do Estado, Maria Artemis Moura Fé. Dia 23, a coordenadora do Programa “Amigos do Peito”, Ana Amélia, falará sobre “O Câncer de Mama e o Impacto na Vida da Mulher”. As duas palestras serão realizadas no Núcleo Central da Defensoria Pública. Fechando a programação acontecerá no dia 31, uma apresentação do Balé da Cidade.

“Apoiar a Campanha Outubro Rosa é de fundamental para todas as Instituições que prezam pela qualidade de vida e saúde de seus membros e público-alvo. Na Defensoria Pública, que conta com significativo número de mulheres entre suas assistidas, estagiárias, servidoras e Defensoras Públicas, não poderia ser diferente. Adotamos o uso do laço rosa e trouxemos o rosa da Campanha para o nosso site, através do qual estaremos divulgando informações que destaquem ações voltadas para a prevenção e combate ao câncer de mama. Com esse engajamento a Defensoria Pública busca alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença, que infelizmente ainda é a segunda mais recorrente no mundo”, afirma a defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo (SP), no dia 2 de outubro de 2002 quando foram comemorados os 70 Anos do Encerramento da Revolução. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama que, com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco em alusão ao Outubro Rosa. Hoje, instituições, órgãos públicos e privados se unem à causa e adotam, como fez a Defensoria Pública, o uso da cor rosa durante o mês de outubro, como um sinal de alerta.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: