01 Outubro, 2019 18:26

Dia Internacional da Pessoa Idosa tem comemoração especial na Defensoria Pública

Palestras foram organizadas pelo Núcleo Especializado de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa e de Defesa da Pessoa com Deficiência

Tatiara de França
Comemoração no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria (Tatiara de França)

O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi comemorado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí nesta terça-feira (1º), com um evento realizado pelo Núcleo Especializado de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa e de Defesa da Pessoa com Deficiência, que tem como titulares as defensoras públicas Sara Maria Araújo Melo e Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti.

A abertura do evento, no auditório da Casa de Núcleos da Instituição, foi feita pelos repentistas Manoel Lucas de Sousa e Francisco Agamenon Pereira, que em versos bem elaborados destacaram o papel da Defensoria Pública, do Núcleo do Idoso, das duas Defensoras titulares e, principalmente, da pessoa idosa dentro da sociedade. Também participou o poeta Joaquim Mendes Sobrinho, o Joames, que apresentou obra de sua autoria versando sobre o envelhecimento.

O defensor público geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, destacou a necessidade de respeito à pessoa idosa. “A Defensoria Pública tem buscado, por meio do Núcleo do Idoso, assim como as demais áreas de atuação , cumprir o seu papel de dar dignidade à pessoa idosa. São pessoas que têm toda uma história de vida, o que não pode deixar de ser reconhecido. A família, o Estado, as Instituições e Órgãos Públicos têm, por obrigação, que reconhecer essa história e o tanto que essas pessoas já contribuíram, cada uma dentro de suas possibilidades, para o desenvolvimento da sociedade. Isso não pode ser esquecido. Respeitar a pessoa idosa é respeitar o próprio futuro”, afirmou o defensor-geral.

Em seguida, foram iniciadas as palestras. A médica geriatra Glenda Maria Santos Moreira, discorreu sobre “O processo de envelhecimento e seus reflexos na saúde mental, com enfoque na doença de Alzheimer”. A psicóloga Cleópatra Tessa Loiana Paz Araújo Loila, abordou o tema “Problemas emocionais da velhice e dependência afetiva do idoso, com enfoque na independência, autonomia e autocuidado”. A última palestra foi proferida por Sarah Miranda, que tratou sobre “A importância da família na preservação dos direitos dos idosos”.

Referindo-se ao tema abordado, Glenda Moreira destacou preocupação com o fato da sociedade brasileira não estar ainda preparada para o envelhecimento. “Então, em duas décadas e meia teremos o dobro de envelhecidos do que se tem hoje, quando já existe uma situação de vulnerabilidade. Os idosos, em sua maioria, dependem do sistema público de saúde. Em vinte anos, seremos os próximos idosos e isto tem que ser visto agora: como empoderar, dar acesso e promover essas pessoas, para que envelheçam bem, podendo cuidar de si mesmos”, declarou.

Cleópatra Loiola também se manifestou sobre a importância de buscar um envelhecimento saudável e o respeito necessário à pessoa idosa. “Acredito que a Defensoria, por ser uma Instituição pública, que atende pessoas menos abastadas, especialmente o Núcleo do Idoso, que é um espaço que recebe muitos tipos de violência, como a física, psicológica e financeira, que é exatamente onde essa dependência emocional do idoso é mais permeada, constata que essas informações não chegam até essas pessoas com facilidade. Precisamos então falar sobre autonomia, independência e de como conseguir ter uma velhice digna sem ser invadido”, ressaltou .

Danilo Barbosa, secretário da Comissão dos Direitos da Pessoa idosa da OAB PI se manifestou sobre o evento. “Estão de parabéns todos os organizadores, especialmente as doutoras Sara e Sarah. É muito importante ressaltar o Dia Internacional da Pessoa Idosa com temas relevantes com relação a saúde mental da pessoa idosa, com relação aos cuidados da família, da sociedade e do Estado para com a pessoa idosa, ressaltando também a questão das Instituições de longa permanência para acolhimento da pessoa idosa”, disse.

Ao final do evento, a defensora Sara Melo, agradeceu a presença e envolvimento de todos. “Ficamos muito satisfeitas com o evento, agradecemos a presença das palestrantes, de todos os idosos, aos colegas que se fizeram presentes, nossa equipe do Núcleo e à Gestão que desde o início nos apoiou. Foi um evento extremamente rico no sentido de conteúdo, não só para os idosos, como também para nós que, com a permissão de Deus, seremos os idosos do futuro. Nos permitiu uma reflexão e nos traz também, dentro desse aspecto, a preocupação com o que será dos idosos amanhã”, afirmou.

Para a defensora Sarah Miranda o evento alcançou seus objetivos que era de promover acessibilidade ao conhecimento sobre temas tão importantes como a saúde mental, a afetividade e a família na vida dos idosos. "Precisamos voltar nosso olhar a esses pontos pois grande parte das violações aos direitos dos idosos perpassam pelo desconhecimento de como lidar com o processo de envelhecimento”, declarou.

Também estiveram presentes à comemoração pelo Dia Internacional da Pessoa Idosa a subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; a corregedora-geral, Ana Patrícia Paes Landim Salha; o diretor de Núcleos Especializados, Alessandro Andrade Spíndola ; a coordenadora do Núcleo do Consumidor, Ângela Martins Soares Barros e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/PI.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: