07 Setembro, 2019 10:25

Diretora cível da Defensoria participa do I Congresso Internacional de Direitos das Famílias e Sucessões do Maranhão

Sheila de Andrade coordenou o painel Painel “Afetos e Seus Conflitos”, abordando temas relevantes

Divulgação
Evento foi realizado em São Luís e reuniu representantes de vários estados e de fora do país (Divulgação)

A diretora cível da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Sheila de Andrade Ferreira, que também é titular da 2ª Defensoria Pública de Família, está participando, em São Luís (MA), do I Congresso Internacional de Direitos das Famílias e Sucessões do Maranhão. Durante o evento, que tem como tema “vínculos, valores e amores”, Dra. Sheila de Andrade será Coordenadora do Painel “Afetos e Seus Conflitos”, que ocorrerá nesta sexta-feira (06).

O evento iniciou na quinta-feira (05), com a Palestra Magna proferida pela presidente do Conselho Fiscal dos Movimento das Famílias, Socorro do Carmo Macêdo Vasquez. Também durante a abertura foi realizada palestra sobre “Filiação Socioafetiva e Multiparentalidade do Direito Brasileiro”, proferida pelo  professor e advogado Ricardo Calderón, do Estado do Pará. Ainda no primeiro dia do evento aconteceu o painel sobre Infância, no qual foram discutidos diversos temas relacionados, como “Prestação Internacional de Alimentos” e “Alienação Parental e Consequências nas Relações Familiares”, entre outros.

O segundo dia do Congresso  trouxe para o debate “Diretos das Famílias”, “Direitos da Mulher”, “Família e Diplomacia” e “Afetos e Seus Conflitos”, sob a coordenação da defensora do Piauí e dentro do qual  serão discutidos os temas  “Filiação na Constituição de 1988 Até os Dias de Hoje”, o “Divórcio Impositivo como Forma de Acesso à Justiça” e “Aspectos Polêmicos sobre o Regime de Bens”.

Sheila de Andrade destaca a relevância e contribuição do evento para a área da Família. “A participação no I Congresso Internacional de Direito das Famílias e Sucessões do Maranhão é importante não só como forma de atualização, como também de conhecer temas novos sob a perspectiva do Direito pátrio, como também  de outros países. E acredito que a aquisição do conhecimento é um exercício diário, seja para a qualificação pessoal,  seja para oferecer uma prestação de serviço cada vez melhor para o assistido da DPE-PI. Um evento internacional no Nordeste e num estado vizinho, como é o caso do Maranhão, torna-se uma oportunidade   especial para troca de experiências, compartilhamento de práticas positivas e estudo de doutrinas mais modernas e exponenciais. A excelência dos profissionais aqui reunidos demonstra que a importância  dos temas debatidos é  constante e a  busca do saber no âmbito do Direito das Famílias e Sucessões, que envolve as relações familiares, merece destaque no cenário nacional e tem sido constantemente levada aos Tribunais Superiores, que nos últimos anos têm alterado bruscamente a jurisprudência pátria. Portanto, diante da relevância das temáticas debatidas e da excelência dos profissionais  que  aqui se reuniram nesses dois dias de Congresso, sinto-me honrada pessoalmente e institucionalmente pela Defensoria Pública do Estado do Piauí ter um membro convidado a por coordenar  um painel denominado "Afetos e seus Conflitos", no qual nomes exponenciais  como: Dr. Zeno Veloso, do Pará; Dr. Cesar Peghini, de São Paulo e Dr. Vargas Simões, do Espírito Santo, palestraram e valorosas questões foram discutidos”, afirma a diretora cível da DPE-PI.

 

Autoria: Ângela Ferry
Tags: