07 Fevereiro, 2019 13:07

Diretora Criminal ministra palestra para reeducandas da Penitenciária Feminina

Cerca de 25 reeducandas participaram da ação, que contou ainda com outras atividades

Lázaro Lemos
Defensora pública Viviane Setúbal fala às reeducandas (Lázaro Lemos)

“As Seis Leis da Autorresponsabilidade” foram tema de uma palestra ministrada pela defensora pública, Viviane Pinheiro Pires Setúbal, diretora Criminal da DPE-PI e titular da 4ª Defensoria Pública Criminal, na Penitenciária Feminina de Teresina. Cerca de 25 reeducandas participaram da ação, que contou ainda com outras atividades.

O termo “autorresponsabilidade” foi criado pelo escritor, coach e conferêncista Paulo Vieira. Na palestra, Viviane Setúbal explicou cada um das seis leis que são: Não criticar as pessoas, não reclamar das circunstâncias, não buscar culpados, não se fazer de vítima, não justificar seus erros e não julgar as pessoas. A consciência plena dessas leis ajudam a  detectar e eliminar maus-hábitos e, consequentemente, a desenvolver uma atitude de mais responsabilidade em relação a suas ações.

“Estou gostando muito dessa palestra. Isso é uma realidade o que a Dra. Viviane está trazendo para as meninas, a questão da autorresponsabilidade”, disse Cristiane de Praga, gerente da Penitenciária Feminina de Teresina e complementa: “Ela está mostrando como a consciência plena de suas atitudes é importante”.

“Sair um pouco do dia a dia de processos e atendimentos para  sentir o que pensam e sentem, ouvir os sonhos e anseios, das internas da Penitenciária Feminina. O que somos hoje não determina nossa vida para sempre, ter a consciência de onde estamos e onde queremos chegar permite ao homem avaliar a rota que está seguindo e fazer algo diferente. As Leis da Autorresponsabilidade nos chamam a atenção para a certeza de que cada um de nós é responsável pelo estado atual das nossas vidas mas o mais importante é a consciência de que podemos alcançar o que quisermos se mudarmos as estratégias. Foi o nosso tema de hoje na Penitenciária Feminina”, destaca Viviane Setúbal.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: