17 Abril, 2017 12:33

Diretoria das Defensorias Regionais realizou mais de 83 mil atendimentos em 2016

As defensorias regionais oferecem acesso rápido e gratuito à Justiça sem necessidade de deslocamento para a capital.

A Diretoria Regional da Defensoria Pública do Estado do Piauí apresentou relatório com o balanço das atividades desenvolvidas durante todo o ano de 2016. No total, foram realizados 83.978 atendimentos, distribuídos entre os 26 núcleos de atuação da Defensoria Pública no interior do estado. As atividades foram coordenadas pela Diretoria das Defensorias Regionais, que em 2016, tinha à frente a defensora Pública Andrea de Jesus Carvalho.

Também de acordo com o relatório apresentado, no ano de 2016 foram feitas 29.561 manifestações processuais e realizadas 11.095 audiências, sendo essas divididas em 6.799 audiências judiciais e 4.296 audiências extra-judiciais. A diretoria somou, no período, 4.885 atividades administrativas.

Entre as ações realizadas, a Diretoria Regional desenvolveu um calendário de viagens ao interior do Piauí objetivando a visitas a imóveis para locação, instalação de computadores, desenvolvimento e manutenção de rede, troca de mobiliário, assim como finalização de locações em prédios que não mais serviam para acomodação da instituição, tudo buscando garantir otimização dos recursos, melhores condições de trabalho aos Defensores Públicos, colaboradores e estagiários da DPE-PI e, especialmente, melhor acolhimento aos assistidos pela instituição.

A troca de instalações da Defensoria foi realizada beneficiando a população de municípios como Água Branca, onde a DPE deixou as dependências do Fórum e passou a funcionar em espaço próprio; Cocal, que teve a nova sede instalada no mês de julho; Floriano, onde a 1ª Defensoria Pública e o Núcleo de Defesa da Mulher foram transferidos para salas disponibilizadas pela Secretaria de  Estado da Administração dentro do Espaço Cidadania do município; Luzilândia, onde o imóvel recebido em cessão, recebeu reparos no intuito de proporcionar melhores condições de atendimento; Oeiras, onde a instituição deixou a locação de um imóvel, passando a ocupar salas cedidas no Espaço Cidadania, com economia dos recursos; em Picos, onde ocorreu a junção do atendimento cível e criminal em um  mesmo espaço, moderno e acolhedor, facilitando o acesso da população, e Piripiri, onde a mudança de imóvel locado também teve por finalidade a melhor estrutura na prestação de serviços.

A defensora pública Andrea de Jesus Carvalho, responsável pela efetivação de todas as mudanças realizadas em 2016, afirma que o sentimento geral é de agradecimento à defensora pública geral, que sempre esteve atenta às necessidades do interior e atendeu os pleitos, na medida das disponibilidades orçamentárias e, especialmente, aos defensores públicos, por todo empenho no labor diário.

"A produtividade, sempre crescente, reflete o espírito defensorial e o envolvimento dos defensores públicos regionais com a causa dos menos favorecidos e com o cumprimento do dever funcional, não sendo exagero afirmar que, em geral, o dever funcional é cumprido muito além das expectativas pessoais e institucionais, o que, por certo, torna por firmar a Defensoria Publica como instituição essencial é indispensável à Justiça", diz a defensora.

Diretoria

A Diretoria Regional da Defensoria Pública têm como objetivo oferecer acesso rápido e gratuito à Justiça, sem que o assistido pela instituição tenha que se deslocar até o Núcleo Central, na capital.

A Diretoria Regional atua levando cidadania aos municípios do estado, atendendo prioritariamente a população mais vulnerável e que não têm condições de arcar com os custos processuais de uma ação.

Recentemente assumiram a Diretoria Regional da Defensoria Pública os defensores públicos Gérson Henrique Silva Sousa, como diretor, e a defensora pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, como coordenadora.

Autoria: Ângela Ferry
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