17 Maio, 2019 15:48

Entrega de medalhas em Sessão Solene marca comemorações pela Semana Nacional da Defensoria Pública

Solenidade contou com significativo número de autoridades, defensoras e defensores públicos e ainda estudantes de cursos de nível superior

Lázaro Lemos
Conselho Superior e homenageados durante a solenidade (Lázaro Lemos)

Aconteceu na última quinta-feira (16), no auditório do Fórum Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, a Sessão Solene do Conselho Superior da Defensoria Pública, na qual ocorreu a entrega da Medalha do Mérito Defensorial à pessoas agraciadas pelo desempenho em causas sociais e dos Direitos Humanos, bem como por serviços relevantes que tenham sido prestados à Defensoria Pública. A sessão foi conduzida pelo presidente do Colegiado e defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, tendo transcorrido dentro da Semana Nacional da Defensoria Pública.

Foram agraciados com a Medalha na categoria Honorífica, a professora Andreia Marreiro Barbosa, a promotora Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, a também promotora Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes e o vereador Gustavo Souza de Almendra Gaioso.

Na categoria Profissional a honraria foi concedida  aos defensores públicos Valéria do Nascimento Diniz e Manoel Mesquita de Araújo Neto. Também receberam a homenagem nesta categoria os servidores Leonardo Guilherme Cantanhede Bezerra de Oliveira e Tereza Teixeira Correia.

A defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e a servidora da Coordenação de Comunicação da Defensoria, Tatiara de França Nogueira e Silva, foram agraciadas com Menção Honrosa, pela idealização e desenvolvimento da Campanha Mulheres Plurais que, no mês de março, evidenciou as mulheres que ajudam a construir a história das conquistas femininas, em vários campos de atuação, alcançando significativa repercussão. Também foi agraciado com a Menção Honrosa o doutor em Direito, José Humberto de Goes Júnior, pelo reconhecido trabalho na área de Direitos Humanos.

A defensora pública Valéria do Nascimento Diniz destacou em sua fala a gratidão por receber a Medalha e o papel da Defensoria Pública na defesa dos direitos, especialmente no que se refere aos direitos das mulheres. Também se manifestaram os demais homenageados, todos unânimes em afirmar a importância do reconhecimento por parte da Defensoria Pública, cada qual ressaltando o papel que a Instituição exerce ou exerceu em suas vidas e em suas carreiras.

“O dia de hoje é de gratidão, dia de reconhecimento de pessoas que se dedicaram de alguma maneira em defesa dos vulneráveis do Estado do Piauí e que contribuíram e contribuem com o fortalecimento da Defensoria Pública. Como ressaltado pelo poeta Augusto Branco,  “a gratidão não custa nada – e tem um valor imenso”. Saibam, ilustres agraciados e todos, que a honraria materializada em uma medalha, tem um profundo e sincero significado de respeito e admiração da Defensoria Pública pelos homenageados.  Queremos de público externar nosso agradecimento a todos que prestigiaram a Sessão Solene para a entrega da Medalha do Mérito Defensorial. Para nós, que fazemos a Defensoria Pública, foi uma honra receber cada um, perceber o reconhecimento da nossa Instituição por parte daqueles que foram agraciados. Seguimos fortalecidos e nos empenharemos em trabalhar, cada vez mais por uma Defensoria Pública voltada para a promoção da transformação social, promovendo o acesso à Justiça, na busca por uma  sociedade menos excludente e mais justa”, afirmou na ocasião o defensor público geral do Estado do Piauí e presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública, Erisvaldo Marques dos Reis.

A Sessão Solene da quinta-feira contou com a presença de inúmeras autoridades, defensoras e defensores públicos, servidores, estagiários e colaboradores da Defensoria, representantes de entidades de defesa dos Direitos Humanos, estudantes de cursos superiores de Direito e demais áreas e dos familiares dos homenageados. O governador Wellington Dias foi representado pelo secretário de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, José Santana.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: