30 Agosto, 2019 14:36

Gestão integrada de riscos é tema de palestra na Defensoria Pública

Ministrante foi a superintendente de Gestão de Risco da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Eugênia Villa

Lázaro Lemos
Palestrante recebeu certificado das mãos do defensor público geral (Lázaro Lemos)

Foi realizada, nesta sexta-feira (30), no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria Pública, a palestra “Sistema de Gestão Integrada de Riscos”, tendo com ministrante a delegada e superintendente de Gestão de Risco da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Eugênia Villa, que contou com a colaboração do diretor de Baixo Risco da Superintendência dos Sistema de Gestão Integrada de Risco da Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Alberto Meneses. Compareceram defensoras e defensores públicos e servidores da Defensoria.

Para a palestrante, o importante é desenvolver uma metodologia que impeça ou minimize os fatores de risco. “Estamos aqui por entendermos que a Defensoria é um espaço de resistência na defesa dos Direitos Humanos. O que vamos apresentar é um giro epistemológico, vamos mostrar uma nova forma de política criminal, uma nova metodologia para esse erro que é o aprisionamento de pessoas. Podemos nos perguntar se hoje essa política criminal não está trazendo muito risco para a gente, mas não se encerra ai, não é apenas de pessoas custodiadas pelo Estado que estamos falando. A centralidade é na pessoa humana e a Defensoria está ai inserida porque trabalha na proteção do direito da pessoa humana, seja idoso, criança, adolescente, mulher. A Defensoria é um espaço de resistência e vamos precisar da ajuda de vocês na construção desse novo paradigma, esse giro que vai proporcionar uma política criminal diferenciada. A Defensoria também será convidada a integrar nosso Comitê, como órgão indispensável no direcionamento das nossas políticas”, enfatizou Eugênia Villa.

Ao recepcionar a palestrante, o defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques, destacou a significância da discussão do tema. “Quero aproveitar o momento para agradecer a disponibilidade da doutora Eugênia Villa e do coronel Alberto Meneses, que muito nos honram ao partilharem conosco o Sistema de Gestão Integrada. A Defensoria Pública deverá participar das discussões do Comitê Gestor do Sistema de Gestão Integrada, colaborando efetivamente, por meio dos nossos Defensores Públicos para a consolidação de uma política de gestão que busque a redução do encarceramento, tendo como o norte sempre o ser humano”, afirmou.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: