26 Setembro, 2017 12:56

Inscrições para estágio voluntário na Defensoria Pública terminam nesta quarta (27)

O estágio na DPE-PI é reconhecido como um dos mais completos na área do Direito.

Lázaro Lemos
Raquel de Oliveira e Dharllyn Washington Feitosa, estagiários voluntário da Defensoria (Lázaro Lemos)

Encerra nesta quarta-feira (27), o período de inscrições  do V Processo Seletivo para Estagiários Voluntários da Defensoria Pública do Estado do Piauí. A seleção está sob responsabilidade da Escola Superior da Defensoria Pública e destina-se  a selecionar estudantes  do Curso de Bacharelado em Direito, por meio da análise curricular através do coeficiente acadêmico de acordo com o Edital 004/2017 que trata sobre o processo.

As inscrições são gratuitas e o candidato interessado deverá preencher  a Ficha de Inscrição constante no anexo I do Edital. A conclusão da inscrição está condicionada à entrega pessoal da documentação ou ainda por meio de procurador habilitado ou  via postal, com aviso de recebimento, na sede da DPE-PI ou nas sedes das Defensorias Públicas Regionais, conforme os endereços constantes no anexo III do Edital.

No ato da entrega dos documentos, os candidatos deverão apresentar: Formulário de inscrição devidamente preenchido; Fotocópia do RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de quitação com a Justiça Eleitoral ou comprovante de que votou na última eleição (se na última eleição tiver havido segundo turno, o comprovante deste também deverá ser apresentado); Histórico Acadêmico original e atualizado, constando o coeficiente de índice acadêmico – que não poderá ser inferior a 7,0; uma foto 3×4 e Declaração original de Matrícula.

Com a característica de permitir ao estudante a participação efetiva e proativa em todo o processo de elaboração da Justiça, oportunizando o desenvolvimento pratico daquilo que é aprendido na teoria, o estágio na Defensoria Pública é considerado um dos mais abrangentes na área do Direito e realizado sempre sob a supervisão de um defensor público. O estudante  passa por todas as etapas inerentes à profissão tendo contato inicial com os assistidos e a oportunidade de elaborar  petições, protocolando e acompanhando todo o desenvolvimento do processo em vários ramos das áreas Cível e Criminal, o que tem sido de grande valia para definir  aquilo em que cada um se especializará dentro da profissão.

Raquel Mineiro de Oliveira, estudante da Faculdade Santo Agostinho, é estagiária voluntária da Defensoria desde o ano de 2016. Trabalhando na 4ª Defensoria de Família, ela diz que a experiência tem sido de grande valia. “Vejo como uma das melhores oportunidades durante a graduação, pois traz benefícios não só acadêmicos, mas para toda a vida pessoal e profissional pois lidamos diretamente com o público. Não tem dinheiro que pague o que aprendemos aqui”, afirma.

Dharllyn Washington Soares da Rocha Feitosa, estudante do CEUT, ratifica tudo o que disse Raquel. Ele, que é estagiário voluntário da Defensoria desde junho deste ano e trabalha na 12ª Defensoria Pública de Família, afirma que está sendo ótima a experiência. "O que me levou a buscar o estágio na defensoria foram exatamente as informações que tive de colegas do curso de Direito sobre aqui ser o local com mais possibilidade  de aprendizado, de aprender na prática como exercer a carreira jurídica", ressalta e enfatiza que o fato de ser estágio voluntário não traz nenhum problema, "aqui estou mesmo pela questão do aprendizado", pontua.

A defensora pública Andrea Melo de Carvalho, diretora da Escola Superior da Defensoria, acrescenta que “se trata do melhor e mais completo estágio do Piauí, onde o estudante de Direito tem a oportunidade de visualizar todo o processo, da inicial ao recurso e nas diversas áreas de atuação (civil geral, família, sucessões, criminal, consumidor, direitos humanos, saúde, mulher vítima de violência, juizados, idoso etc). Assim é uma excelente oportunidade de colocar em prática as teorias vistas na faculdade”, destaca.

“É uma excelente escola para o estudante de direito, que terá oportunidade de se familiarizar com o processo em todas as suas etapas, em diversas esferas jurídicas, além de aprender a elaborar peças processuais. Os profissionais que um dia passaram pelo estágio da Defensoria são muito valorizados e reconhecidos no meio jurídico”, diz a defensora pública Elisa da Cruz Ramos Arcoverde, coordenadora de Estágio da DPE-PI.

A seleção dos estagiários voluntários se dará por meio da análise do coeficiente de índice acadêmico, a ser realizada pela Comissão Coordenadora, constituída pela diretora da Esdepi, Andrea Melo de Carvalho, presidente da Comissão; Elisa Cruz Ramos Arcoverde, coordenadora de Estágio da DPE-PI; Gerson Henrique Silva Sousa e Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, respectivamente diretor e coordenadora auxiliar das Defensorias Públicas Regionais; Patrícia Ferreira Monte Feitosa, chefe de Gabinete da DPE-PI; Alynne Patrício de Almeida Santos, coordenadora pedagógica da Esdepi e o servidor Guilherme de Melo Assis Correia, coordenador de Tecnologia e Informação da DPE-PI.

 

Autoria: Ângela Ferry
Tags: