04 Setembro, 2019 8:59

Núcleo da Mulher da Defensoria comemora 15 anos e homenageia personalidades

Solenidade contou com palestras esobre direitos da mulheres e entrega de menções honrosas.

Lázaro Lemos
Abertura foi feita pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques (Lázaro Lemos)

Em solenidade realizada no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria Pública, foram comemorados os 15 anos de atuação do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que conta com a coordenação da defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, titular da 1ª Defensoria Pública da Mulher, tendo também em seus quadros Verônica Acioly de Vasconcelos, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher, e Armano Carvalho Barbosa, titular da 3ª Defensoria Pública da Mulher.

A solenidade foi aberta pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis; pela subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; pela coordenadora do Núcleo da Mulher, Lia Medeiros do Carmo Ivo, e pela defensora pública de Categoria Especial, Norma Brandão de Lavènre Machado, responsável durante sua gestão como defensora pública geral pela implantação e aparelhamento do núcleo.

A tarde contou com apresentação do cordelista Sebastião Félix de Oliveira Jucá, o Tião Simpatia, autor da “Lei Maria da Penha em Cordel”. Em seguida, foram realizados os painéis “Experiências de Atuação da Defensoria na Defesa da Mulher”, sob responsabilidade da defensora pública do estado de Sergipe, Richesmy Libório Santa Rosa, e “Atuação Estratégica do Nudem de São Paulo na Defesa da Mulher”, conduzido pela defensora pública do estado de São Paulo, Nálida Coêlho Monte.

Foram homenageadas com menção honrosa 15 personalidades que se destacaram por contribuírem tanto para  a instalação e desenvolvimento do núcleo, como na luta pela defesa da mulher, sendo elas Norma Brandão de Lavenère Machado; Teresa Teixeira Correia; Antônio Carlos Bandeira Gomes; Ana Cleide Ferreira do Nascimento; Melissa de Carvalho Soares Lima; Macilane Gomes Batista; Cynara Maria Cardoso Veras Alves; Ana Carolina Medeiros de Vasconcelos; Adoniésio Cardoso de Vasconcelos; Leina Mônica Temotéo de Sousa; Mauricema Holanda Nunes; Sônia Terra; Jesus Lima; Anna Caroline Reis e Daniela Dantas Barbosa. Algumas homenageadas se manifestaram destacando a importância do Núcleo de Defesa da Mulher e da constante busca pela garantia dos direitos das mulheres em situação de violência.

Os presentes ao auditório da Casa de Núcleos também puderam assistir a vídeos com relatos de assistidas, estagiárias, elencando as conquistas alcançadas. Norma Lavenère, também se manifestou por meio de vídeo, oportunidade em que destacou o processo de implantação do núcleo e as conquistas por ele alcançadas. “Mais do que parabenizar, eu queria partilhar dessa imensa conquista de quinze anos de vida, vivida com muita luta, dignidade e dedicação. Esse Núcleo da Mulher é um órgão da Defensoria Pública absolutamente único. Em quinze anos traz uma especificidade maior de todas que é ter um defensor do gênero masculino trabalhando nele com maestria e humanidade. No Núcleo da Mulher tudo é uma questão de se acreditar no que se faz e fazer com competência e lealdade. Temos muito orgulho bom desse trabalho, que é feito ajudando mulheres e ajudando as pessoas”, disse a defensora.

As duas painelistas da tarde também deixaram suas impressões. “O núcleo desempenha uma atividade muito importante no atendimento às mulheres e é essencial que esse atendimento seja especializado da forma como ele é, porque se ele for especializado é mais humanizado, então acho que é essencial o trabalho e a  relevância do núcleo nesses quinze anos para todas as mulheres que são atendidas”, destacou Nálida Coêlho Monte. “É com muita emoção que vejo essa comemoração, porque é uma luta árdua que em vez de apagar em quinze anos está se levantando. Vejo que o núcleo é forte e luta incessantemente pelo direito da mulher, o combate à violência e prevenção, então é com muito orgulho e emoção que venho a esse evento de comemoração dos quinze anos”, complementou Richesmy Libório Santa Rosa, visivelmente emocionada.

Lia Medeiros destacou a contribuição que cada um dos presentes deu para o engrandecimento do Núcleo da Mulher. “Fico muito feliz em ver tantas pessoas lindas e maravilhosas que fizeram parte desse núcleo. Essa homenagem cada um carrega por si, mas pelos outros também. Vejo pessoas que todos os dias se dedicam ao Núcleo da Mulher, cada um com a sua importância, para que esse núcleo continue e a gente possa sonhar mais alto. Quero agradecer aos meus dois colegas de trabalho, Verônica e Armano e destacar que boa parte da mulher que sou hoje é graças a Defensoria Pública e a eles, que fazem tudo ficar mais simples”, disse a coordenadora, que aproveitou o momento para agradecer a todas as pessoas que contribuíram para a comemoração dos 15 anos de atividades do núcleo.

O defensor público geral destacou a importância do Núcleo da Mulher para a Defensoria. “Quero parabenizar especialmente às mulheres aqui presentes. Saudar a dra. Lia Medeiros, que juntamente com dra. Verônica Acioly  e dr. Armano Barbosa, realizam um excelente trabalho em defesa das mulheres piauienses. São pessoas que merecem sempre ser homenageadas e incentivadas a prosseguir lutando para que essa desigualdade de gênero tenha fim. Aproveito para agradecer a dra. Richesmy Libório e dra. Nálida Coêlho, que já integraram esse núcleo como defensora pública e estagiária, hoje ambas defensoras públicas em Sergipe e em São Paulo, afirmando que aqueles que tiveram a oportunidade de trabalhar na Defensoria do Piauí são grandes profissionais, não só em outras Defensorias pelo Brasil, mas em outras instituições e nas mais diversas profissões, sempre tendo como norte o atendimento humanizado. Vivemos em uma sociedade machista, mais notadamente no nordeste, mas essa realidade está mudando e os que têm a coragem de mudar serão sempre bem-vindos e devem ser reconhecidos, para que continuem na luta dentro de uma visão cada vez mais humanizada”, afirmou Erisvaldo Marques.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: