16 Outubro, 2019 16:15

Projeto Mente Cidadã será levado ao CAPS Sul, em Teresina, nesta quinta (17)

O Centro de Atenção Psicossocial Sul fica localizado na rua Costa Rica 466, bairro três Andares

O Projeto “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade e Saúde Mental”, de autoria da defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, diretora de Primeiro Atendimento e titular da 12ª Defensoria Pública de Família, será levado nesta quinta-feira (17) ao Centro de Atenção Psicossocial Sul (CAPS3), localizado na  rua Costa Rica 466, bairro três Andares, zona Sul de Teresina. 

O projeto, iniciado no Hospital Areolino de Abreu no dia 25 de setembro e levado ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) no último dia 7, consiste na orientação jurídica, judicial e extrajudicial, às pessoas com transtorno mental e seus familiares,  visando ainda chamar a atenção para a rede de assistência psicossocial e buscando humanizar o atendimento prestado.

Para a execução do projeto, a Defensoria Pública conta com o apoio de parceiros como a Defensoria Pública da União, Instituto Nacional de Seguridade Social, Secretária de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Fundação Municipal de Saúde e Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos também integrará a ação.

Entre os serviços oferecidos estão emissão de passe livre idoso e PCD, passe livre cultura, agendamento para carteira de trabalho, segunda via de certidão de nascimento, consulta CAD Único, cadastro para o Bolsa Família, além de orientações técnicas e encaminhamento que se fizerem necessários.

Patrícia Monte diz que a expectativa em relação ao próximo atendimento é que seja produtivo como os dois primeiros realizados. “Nossa intenção é, a cada edição, beneficiar mais pessoas com esse projeto, que foi pensado com muito carinho para levar os serviços jurídicos para os pontos de atendimento às pessoas com transtorno mental,  porque, em geral, não só essas pessoas como seus familiares têm a maior dificuldade de se deslocar para terem acesso aos  serviços que estão à disposição e lhes são garantidos por lei. Destacamos que sem as nossas parcerias seria impossível obtermos o êxito alcançado e por isso agradecemos antecipadamente à dedicação de todos”, diz a defensora pública.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: