22 Junho, 2017 12:01

Reeducando destaca importância da Defensoria Pública para internos do sistema penitenciário

Alberonio Alves está no regime semiaberto devido a ação da área de Execução Penal da DPE-PI

Ângela Ferry
Alberonio Alves e Erisvaldo Marques (Ângela Ferry)

O reeducando Alberonio Alves Brito da Silva, que conseguiu a progressão do regime para o semiaberto a partir de ação da Defensoria Pública do Estado do Piauí, esteve no Núcleo Central da instituição, sendo recebido pelo subdefensor público geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis. Alberonio Alves ficou conhecido em todo o estado após lançar livro durante o último Salão do Livro do Piauí (Salipi).

Todas as etapas do processo que levaram o reeducando para o regime semiaberto foram desenvolvidas pelos defensores públicos do Núcleo da Execução Penal da DPE-PI, Fabrício Márcio de Castro Araújo, Irani Alves de Brito e Sheila de Andrade Ferreira.

Sobre a ação da Defensoria Pública, Alberonio diz que ”A Defensoria atuou de forma rápida e eficaz porque consegui ser beneficiado além do que eu imaginava. Deus usou os defensores como ferramentas preciosas para atender as necessidades que eu estava precisando. Dizer que o papel da Defensoria é excelente ainda é pouco. O trabalho excede, fica muito mais além. Para muitos que estão no sistema prisional é a atuação da Defensoria é competente. Todos são dedicados à tarefa que assumiram”, afirmou o reeducando.

“É gratificante ver a ressocialização de um reeducando, algo que é sempre almejado pela Defensoria Pública. Alberonio Alves é um exemplo para as demais pessoas que estão no sistema penitenciário no sentido de que podem realizar seus sonhos e voltar a viver em sociedade de forma digna. Também agradecemos o trabalho dos Defensores Públicos Fábrício Araújo, Irani Brito e Sheila Andrade, pela excelente atuação frente à Defensoria da Execução Penal. Destaque-se também o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Justiça, que vem desenvolvendo vários projetos voltados para as pessoas privadas de liberdade, o que facilita a reinserção na vida social posterior ao cárcere. No mesmo sentido, se destaca também as ações do Tribunal de Justiça do Piauí, por meio da Vara de Execuções Penais, junto aos reeducandos”, destaca Erisvaldo Marques.

Jacaré Bitonho

A obra, intitulada “Jacaré Bitonho: o poder do Espírito Santo”, é uma coletânea com 10 fábulas que trazem como tema central histórias relacionadas à evangelização cristã, tendo o jacaré chamado Bitonho como protagonista.

Leia também:

Detento lança livro de fábulas no Salipi

Wellington participa do lançamento de livro escrito por detento no Salipi

 

Autoria: Ângela Ferry
Tags: