21 Novembro, 2018 15:52

Reeducandos do CEM recebem ação de saúde da Defensoria Pública

Ação levou exames de aferição de pressão, teste de glicemia e palestra educativa sobre os riscos do diabetes e pressão alta aos reeducandos

Lázaro Lemos
Equipe que participou da ação no CEM (Lázaro Lemos)

Na manhã da última terça-feira, dia 20, a Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou mais uma ação de saúde preventiva, dessa vez, para os reeducandos do CEM – Centro Educacional Masculino, na Zona Norte da capital. O evento contou com a presença do subdefensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, e dos defensores públicos, Sheila de Andrade Ferreira, coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria em Teresina e Eric Leonardo Pires de Melo, atuando em substituição da 4ª Defensoria da Infância e Juventude.

A ação levou exames de aferição de pressão, teste de glicemia e palestra educativa sobre os riscos do diabetes e pressão alta aos reeducandos. O Projeto de saúde da Defensoria Pública chegou ao Centro Educacional Masculino através de um convite da direção. Na abertura do evento, a defensora Sheila Andrade agradeceu o convite e a oportunidade de expandir a ação de saúde também na unidade. “Ficamos muito felizes com o convite. A Defensoria se sente privilegiada de ser parceira aqui no CEM, CEIPI e em todas as unidades”, disse.

De acordo com Sheila Andrade, após o atendimento, se detectado algum problema de saúde, o reeducando terá um acompanhamento. “Não será apenas uma ação isolada. Faremos o acompanhamento dos casos”, pontuou.

O subdefensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, reforçou o papel da Defensoria não apenas em atuações jurídicas. “A Defensoria vem trazendo não só a análise jurídica dos processos, mas essa parte essencial que é a saúde, que é também uma obrigação nossa. Esse projeto desenvolvido pela Dra. Sheila e outros Defensores vem conseguindo e tendo uma recepção boa, tanto no Sistema Prisional como aqui”, enfatizou. No evento, o defensor Eric Leonardo Melo frisou a importância da ação de saúde e destacou, também, a atuação dos defensores no acompanhamento de processos.

A coordenadora da Unidade, Sheila Batista, elogiou a presença e parceira da Defensoria Pública, com quem vem promovendo várias ações. “Só tenho a agradecer essa parceria. Vêm acontecendo várias ações da Defensoria junto com o CEM. O Dr. Afonso Júnior, junto com os demais defensores, sempre têm nos ajudado”, disse.

Além de exames de aferição de pressão, glicemia, os reeducandos assistiram uma palestras ministrada por  Glane Magalhães, do Setor de Saúde da Unidade CEM. Além dela, outros profissionais do Centro Educacional realizaram o atendimento na manhã da terça-feira.

 

Autoria: Tatiara de França
Tags: