09 Maio, 2017 11:24

Semana Nacional da Defensoria Pública inicia no sábado (13)

As comemorações se estendem até 19 de maio, Dia do Defensor Público

Divulgação
Semana Nacional da Defensoria Pública (Divulgação)

A Semana Nacional da Defensoria Pública, que este ano tem como tema "Família Afetiva", será realizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) com uma série de atividades voltadas tanto para o público interno como para os assistidos pela instituição. As comemorações iniciam no sábado (13), com um dia de atividades na Fundação Bradesco e se estendem até o dia 19 de maio, Dia do Defensor Público.

No dia 13, na Fundação Bradesco, terá atendimento ao público e oficinas de teatro, música, youtuber e fotografia para motivar a participação do público jovem. Paralelamente, serão realizadas palestras abordando vários temas com enfoque na humanização das relações sociais:  "Humanização da Comunicação", com as professoras Ana Rosa Rebêlo F. de Carvalho e Gina Gomes Quirina; "Relacionamentos Interpessoais e a Influência deles nos Nossos Resultados, com a Coach Carolina Queiroz; "Parto Humanizado e Violência Obstetrícia", com a  enfermeira Márcia Valéria Pereira de Carvalho, especialista em Obstetrícia, e "Incluir é Preciso", com a defensora pública Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti. Outra temática bastante importante será tratada na palestra "Fatores de Risco e Proteção, relacionados ao consumo de álcool e outras drogas", com a  professora Lúcia Rosa.

No mesmo dia e local, das 8h às 13h, serão disponibilizados ao público serviços para emissão de 1ª via de RG e emissão de título de eleitor. Além disso, a Defensoria Pública Itinerante estará próxima à população, prestando atendimento, em especial, nas ações de família.

A programação da Semana Nacional prossegue dos dias 15 a 17 de maio, no horário de 8h30 às 13h, com o projeto Defensores pela Conciliação, com a realização de extensa pauta de conciliações, oportunizando a composição de litígios de família e das relações de consumo, no Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (NUSCC), situado no Núcleo Central da DPE-PI, na rua Nogueira Tapety, 138, Bairro Noivos, e na Casa de Núcleos, situada na Av. Nossa Senhora de Fátima, 1342, bairro de Fátima, Teresina/PI.

Também, nos dias 15 a 17 de maio, na Unidade João XXIII da Defensoria Pública, terá mais uma Jornada da Justiça Itinerante, quando serão prestados serviços voltados para  atendimento e orientação jurídica sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.

Na quinta-feira (18), às 8h, a Defensoria Pública, com intenção cada vez mais firme de se aproximar do cidadão, oferecerá um café aos representantes dos Movimentos Sociais, no Núcleo Central da DPE-PI. No mesmo dia, às 9h, a defensora pública Alynne Patrício de Almeida Santos receberá o título de Cidadã Piauiense, na Assembleia Legislativa do Piauí, atendendo uma propositura do deputado estadual Georgiano Neto.

Ainda nessa data, a partir das 18h, na AABB, terá mais uma ação da Defensoria ao Ar Livre, oportunidade em que os defensores públicos, servidores, colaboradores e estagiários da Defensoria Pública se confraternizarão.

Na sexta-feira (19), a Defensoria Pública realiza evento de grande representatividade, com a entrega da Medalha do Mérito Defensorial, às 8h, no Diferencial Buffet, oportunidade em que serão homenageados defensores públicos, servidores e autoridades, indicados pelo Conselho Superior da Defensoria Pública.

Em seguida, às 10h, será proferida a palestra "Machismo: como ele prejudica a vida, atrapalha os relacionamentos e empobrece a personalidade dos homens", pelo jornalista, escritor, mestre em Relações Internacionais e colunista da revista Época, Ivan Martins, reconhecido nacionalmente pela relevância dos seus posicionamentos. O palestrante  vem ao Piauí numa ação conjunta da Defensoria Pública e Associação Piauiense dos Defensores Públicos (Apidep).

Fechando a semana, a Defensoria Pública e a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi) promovem duas palestras. Às 14h, a defensora pública Alynne Patrício de Almeida Santos proferirá a palestra “Defensoria Pública na Jurisprudência do STF e STJ”, e, às 16h, o defensor público da União, Benoni Ferreira Moreira, falará sobre tema de interesse geral: “Reforma da Previdência". Ambas as palestras serão realizadas no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública, na avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342.
 
 
 

Autoria: Ângela Ferry
Tags: