14 Setembro, 2019 11:07

Valorização da vida e prevenção ao suicídio foi tema de palestra na Defensoria Pública

Ministrante foi a presidente do GAF, Maria Zélia Soares Feitosa.

Ângela Ferry
Palestrante recebe certificado das mãos do defensor-geral e subdefensora-geral (Ângela Ferry)

Com o tema “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”, foi realizada, nesta sexta-feira (13), no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria Pública do Piauí, palestra ministrada pela presidente do Grupo de Apoio Fraterno de Teresina (GAF), Maria Zélia Soares Feitosa. Estiveram presentes o defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis; a subdefensora pública geral, Karla Yáscar Bento Feitosa Belchior, servidores da Defensoria e pessoas interessadas no tema.

Em sua explanação, Maria Zélia Feitosa chamou a atenção para a questão do respeito e da disponibilidade para ouvir o outro. A palestrante destacou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o suicídio como um grave problema de saúde pública. Segundo ela, pesquisas comprovam que, no mundo, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos e, no Brasil, a cada 45 minutos. A palestrante se referiu ainda aos familiares e amigos que são impactados pelo suicídio e sobre a dificuldade de estatísticas recentes, já que as poucas instituições que pesquisam o tema, por conta de inúmeros fatores, só conseguem divulgar os resultados muito após o ocorrido. “Para se ter uma ideia, as pesquisas feitas neste ano só serão divulgadas no final de 2021”, disse a presidente do GAF.

Maria Zélia destacou a necessidade de se buscar a prevenção. “A importância de trazer um tema destes para o debate é para que todos tomem consciência da valorização da vida. É um momento de saber que precisamos refletir sobre esses casos que a cada dia crescem mais. Então, nosso objetivo aqui é discutir o que possa realmente prevenir”, destacou Feitosa.

A presidente do GAF informou também como funciona o Centro de Valorização da Vida, conhecido pela sigla CVV, e como as pessoas podem ter acesso ao atendimento. A palestra ganhou um clima intimista e se transformou em uma roda de conversa, na qual alguns dos presentes deram seus depoimentos ou buscaram orientações.

A subdefensora pública geral ressaltou que o momento foi enriquecedor. “Tivemos a oportunidade de falar abertamente sobre o suicídio, que ainda representa um tabu em nossa sociedade, esclarecendo dúvidas e principalmente conhecendo o valoroso trabalho dos que se dedicam, todos os dias, a apoiar pessoas que estão em sofrimento e pensam no suicídio como forma de escapar da dor. Realmente precisamos estar atentos aos que estão à nossa volta para, assim, quem sabe, conseguir ajudar a salvar mais vidas”, disse Carla Yáscar Belchior.

O defensor público geral reafirmou o interesse da Defensoria em discutir o tema. “Abordar a questão do suicídio de maneira responsável é um dever de todos. Esse é um mal que pode acometer qualquer pessoa, independente da idade, nível cultural ou situação financeira. Essas pessoas precisam saber que não estão sozinhas e podem conseguir o apoio necessário em espaços como o Centro de Valorização da Vida e o Grupo de Apoio Fraterno. Hoje tivemos uma tarde enriquecedora. Agradecemos a presença da presidente do GAF, Maria Zelia Feitosa, por discorrer sobre o tema de forma tão esclarecedora”, afirmou Erisvaldo Marques.

Autoria: Ângela Ferry
Tags: