08 Março, 2017 13:02

Após liberação de terreno, licitação do Porto dos Tatus será lançada em breve

Jorge Henrique Bastos
Abertura processo licitatório do Porto de Tatus (Jorge Henrique Bastos)

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), e o Serviço de Patrimônio da União (SPU) assinaram, nesta quarta-feira (08), o contrato de cessão de uso gratuito do terreno onde será estruturado o Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande, no litoral do estado. A obra vai receber investimentos de mais de R$ 2 milhões, somados a outros investimentos indiretos de cerca de R$ 800 mil advindos de parceria entre a prefeitura de Ilha Grande e a Secretaria Estadual de Turismo.

“Hoje nós podemos anunciar não só a concessão desta área para a obra do Porto dos Tatus, que é a porta de entrada principal do Delta do Parnaíba, como também a autorização para a licitação. O que queremos é que daqui a 50 dias tenhamos as condições de contratação e os recursos assegurados para esta importante obra”, anunciou o governador Wellington Dias.

O projeto visa a criação de uma área de acolhimento ao turista, contemplando a construção de centro de visitantes, banheiros públicos com acessibilidade, administração, mirante, depósito de abastecimento, deck de madeira, píer, pórtico e iluminação. O porto, que é visitado o ano inteiro, dá acesso as mais de 70 ilhas que formam o Delta do Parnaíba. 

Por se tratar de área pertencente à União, é necessária a cessão do espaço para o Estado do Piauí pela Secretaria do Patrimônio da União. O termo de cessão terá vigência de 20 anos, prorrogáveis por igual e sucessivo período. O projeto já recebeu o licenciamento ambiental, estando apto a ser licitado, após a assinatura do documento de cessão da área.

De acordo com a representante da SPU, Aline Castelo Branco, o aval da União representa o reconhecimento das potencialidades turísticas e ecológicas do litoral piauiense. “Hoje nós aqui, juntamente com o governador, assinamos um contrato de gestão de uso gratuito nessa área localizada no município de Ilha Grande para fazer a revitalização daquele espaço justamente visando a um fluxo turístico de maior qualidade. Porque a gente sabe que o nosso Delta, que é tão famoso mundialmente, merece esse cuidado especial. E esse projeto de extrema qualidade vai trazer essa vida nova e eu tenho certeza de que em um curto espaço de tempo, vamos conseguir sua concretização”, informou.

Além do Porto dos Tatus, convênios entre o estado e o município de Ilha Grade trabalham investimentos de urbanização da região. Dentre eles estão a estruturação do acesso para Pedra do Sal e outros investimentos em asfaltamento dentro do município e em vias de acesso e saída da cidade. “E é claro, a urbanização da região de Tatus, povoado onde foi feita contenção de dunas para melhor condições de dignidade e conforto. Espero em breve podermos visitar novas obras”, completou Dias. 

Autoria: Valmir Macêdo
Tags: