06 Junho, 2017 16:53

Governador avalia investimentos em políticas públicas junto a representantes do Banco Mundial

Em pauta, a avaliação dos projetos de políticas públicas(DPL) desenvolvidos através do empréstimo conseguido junto ao banco

Jorge Henrique Bastos
Wellington Dias recebeu representantes do Banco Mundial (Jorge Henrique Bastos)

O governador Wellington Dias recebeu, nesta terça (06), no Palácio de Karnak, representantes do Banco Mundial, instituição financeira com a qual o Estado firmou contratos para o desenvolvimento de políticas públicas e investimentos, no final do ano de 2015. A reunião contou ainda com gestores das secretarias da Educação, Saúde e Planejamento.

Em pauta, a avaliação dos projetos de políticas públicas (DPL) desenvolvidos através do empréstimo conseguido junto ao banco. “O papel principal da missão é fazer uma avaliação desse projeto que está apoiando políticas muito importantes em termos de desenvolvimento econômico, inclusão social e desenvolvimento do Piauí. Foi um empréstimo aprovado no final do ano de 2015, com o desembolso de imediato de 200 milhões de dólares. Observamos bons resultados no setor da educação, resultados promissores no setor da regularização fundiária, na gestão da água subterrânea”, destaca o representante do Banco Mundial, Michael Drabble.

A boa aplicação dos recursos, atestada pelo Banco Mundial, foi decisiva no crescimento da economia piauiense, mesmo em meio a crise, no aumento no número de vagas na rede pública de ensino e, consequentemente, na redução da evasão escolar, e pontos emergenciais de saúde, meio ambiente e regularização fundiária.

“Aqui ficaram algumas metas que vamos ter que trabalhar. Nós temos a meta de implantar dois centros nessa área de diagnósticos. Já temos um em Picos, e agora estamos trabalhando para além da meta, com a implantação de um centro similar em Parnaíba e outro em Floriano. Além disso, ter também as condições de implantar um núcleo de acompanhamento que está aguardando apenas a licitação para a entrega dos equipamentos e, com certeza, isso permitirá considerar satisfatórias as metas de 2017”, explica o governador.

O Banco Mundial demonstrou ainda o interesse em desenvolver pesquisas para conhecer melhor e financiar, não apenas no setor público, como também junto a iniciativa privada, projetos nas áreas de energias renováveis e no desenvolvimento de políticas voltadas para a previdência.

O programa de desenvolvimento de Políticas públicas (DPL) terá sua primeira fase concluída em agosto deste ano. A segunda etapa, que diz respeito a investimentos no desenvolvimento econômico do Estado, tem prazo de atuação até o final de 2018.

“Estamos estabelecendo algumas metas que são mais desafiantes, especialmente em áreas como a das doenças negligenciadas, que é uma grande prioridade para algumas áreas do Estado do Piauí, especialmente cdoenças como tuberculose, hanseníase, Doença de Chagas. O Estado ele criou um núcleo para reduzir o problema das doenças e estamos avaliando junto a secretaria como poderemos fazer para que o núcleo seja mais eficiente no trabalho do dia a dia”, pontuou Michael Drabble.

 

Autoria: Pablo Cavalcante

Tags: