12 Maio, 2017 17:02

Governador visita obras de pavimentação e entrega títulos de terras nos Cerrados

Até o momento, mais de 600 mil hectares já foram regularizados, desde 2015

Francisco Gilásio
Governador visita obras da PI 391 (Francisco Gilásio)

Cumprindo agenda administrativa no sul do Estado, o governador Wellington Dias visitou as obras de Revestimento Primário da PI-391, no trecho que liga o distrito de Nova Santa Rosa a fábrica da empresa Bunge, no coração dos cerrados piauienses.

Na oportunidade, o governador autorizou a construção de um modelo de parceria público-privado para o asfaltamento da rodovia Transcerrados, principal via de escoamento da produção de grãos dos cerrados piauienses. De acordo com Dias, o objetivo é de que o Estado arque com metade da obra e a iniciativa privada com a segunda metade.

“Para a construção da Transcerrados, o Estado possui dinheiro para asfaltar o equivalente a 150 quilômetros, dos 330 restantes. A ideia é que, dentro dos moldes de PPP, sejam feitos os outros 180km. Nessa modelagem a gente pode pagar ao empreendedor privado no longo prazo”, destaca Wellington.

Para o produtor rural, Enéas Bovino, a expansão da estrutura rodoviária da região dos Cerrados beneficia não apenas o agronegócio, como também o pequeno produtor. “Hoje a nossa região dos cerrados tem como gargalo o escoamento da safra e também a energia. A obra da estrada abrange não só o agronegócio, mas também os pequenos produtores. Então o governador tem olhado muito pra essa região, fortalecendo o agronegócio e olhando também para o pequeno produtor”, comemora.

No que diz respeito ao abastecimento de energia elétrica, ainda deficiente na região, o Governo do Estado negocia investimentos junto a Eletrobras. “A Eletrobras apresentou uma proposta e o Estado se dispôs a entrar com a metade. Eles ficaram de consultar a sua direção, porque precisa trazer carga elétrica, provavelmente vinda de Cristino Castro, integrando com rede que já temos aqui a partir de Uruçuí e termos aqui uma subestação para poder atender não apenas a comunidade Nova Santa Rosa, mas também as fazendas e propriedades da região”, explica o governador.

Ainda na região, o governador entregou títulos de terras para produtores rurais. A meta é regularizar, até 2018, 2,4 milhões de hectares. Até o momento, mais de 600 mil hectares já foram regularizados, desde 2015.  

No município de Uruçuí, Governo do Estado deve concluir, no próximo dia 25 de maio, a licitação para a construção da a Unidade Básica de Saúde do município de Uruçuí. Outro objetivo do estado naquele município é a construção de uma Unidade Escolar, ofertando vagas para o ensino médio e ensino técnico e superior, através da instalação de um polo da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com Universidade Estadual do Piauí, Instituto Federal e Universidade Federal. 

Autoria: Redação Ccom

Tags: