11 Maio, 2017 16:08

Governo desenvolve projetos de saneamento rural no Território Entre Rios

A empresa alemã MACS consultoria é responsável por acompanhar o projeto no Piauí

Benonias Cardoso
Reunião com diretores da empresa alemã MACS (Benonias Cardoso)

O Governo do Estado deu mais um passo na parceria que pretende expandir o projeto de Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (Sisar). A vice-governadora Margarete Coelho se reuniu nesta quinta (11), com o diretor-geral da consultora alemã MACS, Thomas Schiller e o diretor, Kassyo Rodrigues.

A empresa de consultoria alemã já atua na região de Picos desde 2004, desenvolvendo programas de saneamento rural para que as comunidades tenham uma vida sustentável e autossuficiente. A nova parceria com o Governo é ampliar para o Território Entre Rios.

Thomas Schiller avalia que o problema de saneamento rural no Brasil é grave e nesse sentido, a empresa possui projetos que ajudam a resolver. Atuante em outros estados do Nordeste, o diretor pontua que a população é a maior beneficiada. “Essa questão de saneamento rural é um problema grave. A missão da MACS, aqui no Brasil, é justamente apoiar o desenvolvimento rural, um projeto que acreditamos e temos satisfação ao ver que as comunidades tem uma vida muito melhor com a água que chega às casas; a vida familiar muda completamente e é satisfatório observar esses resultados”.

Nessa iniciativa, os abastecimentos de áreas rurais são administradas pela própria comunidade, em parceria com a Coordenadoria de Saneamento Rural e o regime tarifário aplicado é utilizado para cobrir os custos dessa gestão, como explica o Coordenador de Fomento ao Saneamento Rural, Gilberto Medeiros.

“O processo do sistema Sisar garante a autossustentabilidade financeira, pois a própria comunidade é quem faz a gestão e quem resolve todos os problemas. Ela passa a ser independente do gestor municipal”.

Ainda segundo Medeiros, a próxima etapa já vai ser iniciada para a expansão do projeto no Território. “Vamos começar a visitar as comunidades, fazer o cadastramento, vendo a necessidade de adaptar os sistemas de abastecimento de água rurais para que a gente possa implantá-los dentro do sistema do Sisar. A nossa intenção é replicar para todo o Piauí, mas de imediato, a primeira replicação será feita no Território Entre Rios, e em seguida, para os outros territórios”.

Margarete Coelho pontuou que o governador Wellington Dias tem acompanhado essa operação de perto e que os resultados positivos têm mostrado que o projeto funciona. “Vamos dar continuidade ao que já foi iniciado, com o aval do governador Wellington Dias, como a captação de recursos para ampliar esse programa que têm resultados positivos. A consultoria vai ser relevante para não desperdiçarmos os recursos financeiros, de pessoal e de oportunidades. E vamos capacitar às comunidades rurais para que trabalhem de forma independente e autossustentável trazendo saúde, cidadania e bem estar social à vida dos piauienses”.

 Participaram também da reunião o secretário estadual de Saúde, Francisco Costa; o superintendente de Cooperação Técnico-Financeira da Seplan, Sérgio Miranda e o diretor-geral do Instituto de Águas, Herbert Buenos Aires.

Fonte: Tatiana Maria
Tags: