14 Março, 2017 9:39

Propostas para desenvolvimento da suinocultura são apresentadas ao governador

João Albert
Reunião com representantes da Câmara Setorial de Suinocultura e gestores (João Albert)

O governador Wellington Dias reuniu-se, nessa terça-feira (14), no Salão Azul do Palácio de Karnak, com os representantes da Câmara Setorial de Suinocultura, composta por 14 órgãos do governo e sociedade civil. O encontro teve como objetivo a apresentação de proposições para o desenvolvimento da suinocultura para a produção de alimentos e derivados.

Dentre as propostas, estão a oferta de linhas de crédito adequadas a investimentos; implantação de fábrica de ração e abatedouro; implementação de programa de vacinação conforme legislação vigente; disponibilização de assistência técnica aos produtores e mão de obra qualificada; desencorajamento de concorrência desleal e promoção de campanhas educativas ao consumidor; e elevação da taxa de carcaça congelada.

“Queremos aumentar a cadeia de suínos no Piauí e precisamos do Governo do Estado, que tem se mostrado atento e interessado em colaborar. Um dos pontos principais é aumentar a carteira de investimentos para a suinocultura e modificar a lei de fomento, pois apenas para comprar uma granja de 40 matrizes, é preciso gastar cerca de R$ 500 mil. Precisamos valorizar o que é produzido aqui”, atentou o presidente da câmara, Pedro Calixto.

Reunião Câmara Setorial de Suinocultura( Foto: João Allbert)

No Piauí, a suinocultura encontra-se em fase de desenvolvimento. “Estamos num processo de organização. Iniciamos com a Associação dos Criadores de Suínos, depois criamos uma cooperativa, que está começando as atividades e agora a Câmara Setorial, que nos permite expor as nossas necessidades. Para nós é uma oportunidade única e esse é o primeiro passo para que possamos ter uma suinocultura crescente e forte”, ressaltou o presidente da Coopsui, Antônio Sérgio.

 

Potencial

Segundo o governador, o estado tem um grande potencial para a suinocultura e precisa avançar. “Aqui produzimos a matéria-prima para a ração, milho, soja, dentre outros. Por aqui, temos as condições de abastecer o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de produzir para exportação. O que fizemos nesta reunião foi melhorar o plano apresentado com o objetivo de financiar, qualificar e estruturar essa área da suinocultura”, destacou Wellington.

Para tanto, o chefe do Executivo estadual já autorizou a criação de uma escola especializada em formação na área de suinocultura e de um fundo de aval para investimentos. “Acertamos uma parceria com os bancos e Agência de Fomento para os próximos dias, que concederá cerca de R$ 3 milhões para que possamos avançar e produzir aquilo que o Piauí consome. Também haverá a geração de emprego e renda com o progresso dessa atividade econômica, que é muito importante para o estado”, acrescentou Dias.

A reunião contou ainda com a participação dos gestores da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper), Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Agência de Fomento, Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), Coordenadoria de Comunicação (CCom), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Instituto Federal do Piauí (Ifpi), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Serviço de Aprendizagem (Senar) e Eletrobras.

Autoria: Lorenna Costa
Tags: